Projeto de Educação Empreendedora do Sebrae em parceria com o Pro_Move busca potencializar novos negócios na região

Objetivo é disseminar o empreendedorismo como comportamento e um jeito de ser no mundo


0
Diretor-executivo da Agência de Desenvolvimento e Inovação Local (Agil), Tiago Guerra, e a gestora de projetos de Educação Empreendedora do Sebrae, Bruna Costa Silva (Foto: Fernanda Kochhann)

Em entrevista ao Acorda Rio Grande desta quarta-feira (10), o diretor-executivo da Agência de Desenvolvimento e Inovação Local (Agil), Tiago Guerra, e a gestora de projetos de Educação Empreendedora do Sebrae, Bruna Costa Silva falaram sobre projetos que visam introduzir um pensamento empreendedor nos jovens do Vale do Taquari

Integrantes do Pro_Move, eles ressaltaram que o grande objetivo do ecossistema é oferecer oportunidades a todos os públicos, envolvendo diversos agentes da sociedade, sendo o Sebrae um deles.

Segundo Bruna, as ações do Sebrae no Rio Grande do Sul são direcionadas a dois públicos específicos: os profissionais de Educação; e os estudantes da Educação Básica, Ensino Fundamental, Médio e Técnico. Os projetos têm como objetivo disseminar o empreendedorismo como comportamento e “um jeito de ser no mundo”.

Guerra ressaltou que todo esse trabalho vem suprindo a necessidade de potencializar novos negócios a médio e longo prazo. Atualmente, é considerado baixo o número de startups criadas na região.

Uma das principais iniciativas em Lajeado é o programa 4E da secretaria municipal de Educação em parceria com o Sebrae, na qual são oferecidas ferramentas de educação empreendedora, inovação social e desenvolvimento sustentável para jovens do 6º ao 9º das escolas Alfredo Lopes e Francisco Oscar Karnal, no contraturno escolar.

Outro projeto é oferecido no espaço 4.0, dentro do Labilá, para jovens de 15 a 29 anos, buscando alcançar a geração “Nem-nem” (que não está no mercado de trabalho e nem estudando), envolvendo cursos de empreendedorismo, programação e tecnologia.

Texto: Fernanda Kochhann
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui