Projeto pioneiro de Educação de Jovens e Adultos em Lajeado promove formação empreendedora

Iniciativa inovadora busca capacitar estudantes da EJA para serem protagonistas de suas vidas através do empreendedorismo e desenvolvimento de competências.


0
Foto: Divulgação

Com o objetivo de transformar a educação de jovens e adultos (EJA) em uma jornada de empoderamento e realização pessoal, o projeto piloto, quer promover a busca pela motivação individual e a ressignificação dos sonhos dos estudantes, do nível de ensino a jovens e adultos.

O encontro de abertura, ocorrido na sexta-feira (05), conduzido por Valdirene Lobato e Maristela Teixeira (coordenadoras EJA Pelotas), marcou o início dessa jornada transformadora, que contará com uma formação distribuída em seis módulos e que acontece entre os meses de maio e julho. Participam do projeto as escolas EMEF Francisco Oscar Karnal e EMEF Campestre, ambas localizadas em Lajeado. A formação, que capacita os professores para liderar o trabalho com os alunos no segundo semestre, será conduzida por Giuliana de Moura, consultora do Sebrae RS.

Kamille Schmidt These, Gestora Estadual de Educação Empreendedora no Sebrae RS, enfatizou a importância da formação empreendedora como ferramenta fundamental para capacitar os estudantes a se tornarem protagonistas de suas próprias vidas. Através do desenvolvimento de competências empreendedoras, como elaboração de projetos de vida, geração de ideias, pesquisa de mercado, prototipação e educação financeira, os alunos da EJA terão a oportunidade de compreender seu papel transformador na sociedade e em seu próprio ambiente.

Para Bruna Mendel de Quadros, representante da coordenação da Secretaria de Educação de Lajeado, a iniciativa busca integrar o currículo escolar às demandas do mercado, promovendo o empreendedorismo, postura profissional, currículo e negócios, alinhados às necessidades dos estudantes que já estão inseridos ou prestes a ingressar no mercado de trabalho. Bruna enfatiza ainda a importância da parceria estabelecida com o Sebrae, sendo de extrema importância para fortalecer o ensino de Jovens e Adultos (EJA) com foco no mundo do trabalho. O lançamento e formação inicial da parceria já ocorreram, gerando expectativas positivas para o desenvolvimento contínuo desse trabalho, destaca.

Este projeto representa um passo significativo na promoção da educação inclusiva e na construção de um futuro mais promissor para os jovens e adultos de Lajeado. À medida que o projeto piloto for concluído, espera-se que seus resultados positivos inspirem iniciativas semelhantes em outras regiões, ampliando assim o impacto positivo na comunidade e na sociedade como um todo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui