Projetos Vida de Lajeado recebem selo Educamente Escola Consciente

Aplicativo trabalha práticas diárias de meditação de atenção plena com os estudantes


0
Foto: divulgação

Os Projetos Vida de Lajeado receberam o selo Educamente Escola Consciente, em comemoração ao primeiro ano de uso da plataforma Educamente. O aplicativo trabalha práticas diárias de mindfulness (meditação de atenção plena) com os estudantes e é utilizado como ferramenta de educação socioemocional. A entrega do selo por parte da empresa ocorreu em cerimônia com autoridades e alunos no Projeto Vida Santo André, na manhã desta quarta-feira (3).

A plataforma, utilizada com alunos dos seis Projetos Vida de Lajeado, tem como objetivo ajudar a desenvolver o hábito da atenção plena, do autoconhecimento, autoestima, regulação emocional, atenção, foco, calma, criatividade e ajudar a prevenir o estresse, a ansiedade, a depressão, a raiva e a violência.

A secretária de Educação, Adriana Vettorello, avalia que o aprender passa também pelas emoções e, por isso, é tão importante aprender a lidar com as emoções, trabalhando a inteligência emocional. “Quanto mais nós nos conhecermos, conhecermos nossos sentimentos e as nossas ações, mais saberemos lidar com os nossos desafios. São muitos os desafios de quem está em espaço de aprendizado como a escola, e o Projeto Vida, é um espaço de relações, que nos exigem a atenção plena e regulação emocional. Então, quanto mais respirarmos, prestarmos atenção, termos concentração, mais benefícios vamos ter para nossa vida”.

O prefeito Marcelo Caumo ressalta que o programa atinge seu real objetivo quando os alunos conseguem aplicar seus conhecimentos nas práticas diárias, no estudo, em casa com a família. “Nossa ideia principal é que os projetos e as iniciativas na área da Educação conversem entre si. A plataforma é uma iniciativa de atenção plena que foi implementada nos Projetos Vida para melhorar o desempenho dos nossos alunos”.

Um selo foi distribuído aos diretores dos Projetos Vida para ser instalado nos espaços físicos. No Santo André, o adesivo foi colocado no hall de entrada do prédio. AI/JG

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui