Promotor solicita que pessoas que aguardam por atendimento no Ceapac recebam fichas numeradas

Medida foi tomada após denúncia, recebida pelo Ministério Público, de que as filas se formavam em frente ao local


0
Foto: Divulgação

O promotor de Justiça João Pedro Togni solicitou que as pessoas que esperam por atendimento no Centro Especial de Apoio aos Atingidos pelas Cheias (Ceapac) recebam uma ficha com um número e com a indicação do dia e do turno de retorno. No Ceapac, localizado na Avenida Benjamin Constant, 420, no Centro de Lajeado, é realizado o cadastro único que dá direito a benefícios aos afetados pela cheia.

Conforme o promotor, após denúncia que longas filas se formavam em frente ao local, ele e mais um servidor da Promotoria estiveram no local na segunda-feira (20), para averiguação.

“Eu conversei com algumas pessoas na fila e outras na parte interna e se confirmou a situação. Fizemos uma reunião com a vice-prefeita, com a secretária de Assistência Social e com a chefe do gabinete do prefeito, visando ajustar essa situação para não acontecer mais o problema da fila”, observa Togni.

O promotor afirma que foram dadas algumas sugestões ao município para evitar a concentração de pessoas, inclusive durante a madrugada, em frente ao Ceapac.
“O que se conseguiu avançar foi que o município disponibilizasse fichas de número indiscriminado com a indicação do dia e de turno de atendimento. Assim, essas pessoas que ficaram hoje na fila, a ideia é que todas tenham recebido uma ficha com um número e com a indicação do dia e do turno de retorno”, afirma.

No Ceapac, já estavam sendo distribuídas 80 fichas por dia, de segunda a quinta-feira, e 50 fichas na sexta-feira, para realizar o cadastro único. A diferença é que agora essas fichas deverão ser entregues com data e horário de atendimento para que as pessoas não precisem permanecer em filas durante a noite ou madrugada.
Esse serviço é ofertado para aqueles que estão abrigados em casas de familiares ou amigos. Mais de 700 seguem em abrigos públicos de Lajeado, sendo que essas pessoas realizam o cadastro no próprio local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui