O promotor de Justiça João Pedro Togni solicitou que as pessoas que esperam por atendimento no Centro Especial de Apoio aos Atingidos pelas Cheias (Ceapac) recebam uma ficha com um número e com a indicação do dia e do turno de retorno. No Ceapac, localizado na Avenida Benjamin Constant, 420, no Centro de Lajeado, é realizado o cadastro único que dá direito a benefícios aos afetados pela cheia.
Conforme o promotor, após denúncia que longas filas se formavam em frente ao local, ele e mais um servidor da Promotoria estiveram no local na segunda-feira (20), para averiguação.
“Eu conversei com algumas pessoas na fila e outras na parte interna e se confirmou a situação. Fizemos uma reunião com a vice-prefeita, com a secretária de Assistência Social e com a chefe do gabinete do prefeito, visando ajustar essa situação para não acontecer mais o problema da fila”, observa Togni.
O promotor afirma que foram dadas algumas sugestões ao município para evitar a concentração de pessoas, inclusive durante a madrugada, em frente ao Ceapac.
“O que se conseguiu avançar foi que o município disponibilizasse fichas de número indiscriminado com a indicação do dia e de turno de atendimento. Assim, essas pessoas que ficaram hoje na fila, a ideia é que todas tenham recebido uma ficha com um número e com a indicação do dia e do turno de retorno”, afirma.
No Ceapac, já estavam sendo distribuídas 80 fichas por dia, de segunda a quinta-feira, e 50 fichas na sexta-feira, para realizar o cadastro único. A diferença é que agora essas fichas deverão ser entregues com data e horário de atendimento para que as pessoas não precisem permanecer em filas durante a noite ou madrugada.
Esse serviço é ofertado para aqueles que estão abrigados em casas de familiares ou amigos. Mais de 700 seguem em abrigos públicos de Lajeado, sendo que essas pessoas realizam o cadastro no próprio local.