Psiquiatra avalia efeitos colaterais das canetas emagrecedoras

Profissional afirma que tratamentos sem orientação médica trazem consequências psicológicas


0
Rafael Moreno (Foto: arquivo Rádio Independente)

O quadro Direto ao Ponto desta segunda-feira (26) abordou os efeitos colaterais das canetas emagrecedoras. A nova metodologia está disponível para venda sem a necessidade de receita médica. O psiquiatra Rafael Moreno alertou que o paciente deve ter cuidados ao usar o produto, pois além das consequências físicas e psicológicas pode fazer um processo infeccioso se aplicado de forma incorreta.

O medicamento age como um hormônio produzido no intestino que regula a glicemia. Um dos efeitos é a redução do apetite, através da alteração do metabolismo no organismo. Entre os efeitos colaterais estão náuseas e diarreia. Moreno pediu que as pessoas tenham cautela ao utilizar as canetas emagrecedoras, pois além dos efeitos físicos também existem os efeitos psicológicos. Muitos provocados pelo chamado efeito sanfona, quando o paciente perde peso rapidamente e volta a engordar depois de um tempo.

“Não existe forma milagrosa para perder peso”, afirmou o psiquiatra. Ele indicou que somente a reeducação alimentar e mental pode ser mais eficiente para o controle do peso. Isso com orientação médica, se possível com o profissional endocrinologista. Desta forma, há a redução de peso de forma saudável.

As canetinhas geralmente são utilizadas uma vez por semana, mas como não há a necessidade de receita para a aquisição, a aplicação é feita, muitas vezes, com base na recomendação de amigos ou familiares. Por isso, outro cuidado é quanto ao controle do açúcar no sangue e uma possível hipoglicemia, baixo nível de glicose.

Outra preocupação ocorre no momento da aplicação das canetas emagrecedoras. Ela deve ser feita na gordura subcutânea. Se aplicada de maneira incorreta, pode fazer um processo infeccioso. A dosagem também deve ser controlada, para que os efeitos colaterais não sejam acentuados. GL

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui