Quem não faz diferente, não faz a diferença, destacam palestrantes do 9° Reload Sindilojas

Evento foi realizado nesta quinta-feira à noite, no Centro Comunitário Evangélico de Lajeado


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Thiago Varejo (Foto: Elisangela Favaretto)

Quem não faz diferente, não faz a diferença. Esta foi uma das provocações feitas pelos palestrantes da 9ª edição do Reload Sindilojas, que ocorreu na noite desta quinta-feira (4), no Centro Comunitário Evangélico de Lajeado. Com o tema “Vender é surpreender”, o evento teve duas palestras. A primeira com o tema “Atendimento humanizado: seja show na vida das pessoas”, com Thiago Varejo, e a segunda “Você é o protagonista deste palco”, com Marco Zanqueta.

Varejo relatou que muitas empresas estão vidradas em produtos e preços e esquecem de emocionar as pessoas e por isso explicou o que é o atendimento humanizado. “Eu entendo que o povo tá igual robô, todo mundo falando igual robô ou agindo igual robô, todos os dias é a mesma coisa. Você vai na mesma empresa duzentas vezes e ela vai conversar com você do mesmo jeito. Cada cliente é de um jeito, cada um está num momento e eu preciso atender do jeito do cliente. É isso que faz diferença: quando eu me posiciono de uma forma diferente, eu faço a diferença na vida das pessoas”, relata.

Na explanação, Varejo relatou que a venda é sobre pessoas e para pessoas, por isso tem que ter coragem de fazer diferente; tem que escutar o coração para conectar com o cliente e lembrar que rosto vende mais que logomarca. “Tem coisas que são básicas no relacionamento com o cliente e as pessoas esquecem de fazer. Ficam o dia inteiro pensando em fazer vídeo, dancinha no Instagram para ganhar curtidas, mas não lembra de ligar para os clientes que estão de aniversário naquele dia. Ficam duas horas fazendo edição numa foto para postar, querem viralizar e não sabem o nome do cliente que está na frente deles, não fazem questão de saber ou chamar pelo nome. A gente precisa entender que tem que dar uns passos para trás e voltar pro básico. O povo resolveu ganhar curtidas, engajamento, viraram todos produtores de conteúdo e estão esquecendo de cativar as pessoas. O cliente responde e comenta sobre o vídeo que é colocado, mas fica no vácuo, porque não tem ninguém para interagir. O cliente chama no WhatsApp e fica duas horas esperando alguém para responder e quando a pessoa responde, responde de qualquer jeito. Humanizar é nada mais do que ser humano”, declarou.

Ambiente

Outro ponto abordado é o ambiente, pois, segundo o palestrante, ele muda o comportamento das pessoas. “Se as pessoas estão com pouco engajamento, desmotivas é culpa do ambiente. A motivação se faz de vez em quando, é o adubo para a planta, mas o engajamento é diário”, observou.

Em virtude disso, Varejo deu algumas dicas que utiliza nas suas empresas. Entre elas, citou as reuniões semanais; o Bom dia gerente, onde cada funcionário apresenta o que fez no dia anterior e o estabelecimento de metas semanais e não mensais. “São algumas rotinas que mudam o ambiente. Se a liderança provoca um ambiente com maior engajamento, dá resultado para o vendedor, que vai ganhar mais, porque à medida que eu vou aumentando o esforço das pessoas é igual a um músculo, elas vão ficando cada vez mais preparadas para se dedicarem mais em qualquer outra área da vida”, relatou.

Ainda nas dicas, o palestrante frisou que ao desenvolver uma campanha, os lojistas têm que ter um tema; uma isca, que pode ser um preço vantajoso ou desconto; a definição de prazo limitado para gerar urgência e após estas etapas, comunicar.

Protagonismo

A segunda palestra abordou o protagonismo. Com alguns “truques”, Zanqueta reforçou que “ser mágico é ser protagonista e todos nós podemos ser protagonistas. Ser mágico e ser protagonista não é transformar resultados num estalar de dedos, são competências e habilidades que nos tornam protagonistas deste grande palco. Quando a gente enxerga que um pequeno detalhe pode fazer a diferença no grande resultado, na grande mágica, a gente desperta aquilo que muita gente já conhece, já sabe, mas talvez não executa”, explanou.

Zanqueta ainda citou que é necessário ocorrer planejamento e preparação para obter melhores resultados. Além disso, tem que agregar valor no que faz.

O presidente do Sindilojas, Giraldo Sandri, destacou a importância da palestra. “Com todos os sistemas de inovação que existem, com Inteligência Artificial, cada vez mais o ser humano tem que ser valorizado, preparado e motivado para agir no comércio. O nosso comércio também tem que evoluir junto. Esta foi a intenção do Reload: motivar e qualificar o empresário e o nosso colaborador”, comentou.

“Os palestrantes atingiram muito as nossas expectativas. Nas conversas anteriores a gente já percebia que eles tinham muita energia para entregar e trouxeram muitas coisas práticas para a gente colocar no dia a dia”, destacou a diretora do Conselho de Eventos e promoções, Débora Scheibel.

Texto: Elisangela Favaretto
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