Rachaduras e movimentação de terra aumentam e trecho da ERS-129, em Bom Retiro do Sul corre risco de deslizamento

Pelo perigo de desmoronamento, prefeitura gostaria de interditar a via, mas Daer deixa trânsito em meia pista


0
Foto: Marcelo Cardoso

Em decorrência do risco de deslizamento de terra em trecho da ERS-129, na localidade de Pedreira, na estrada da Beira do Rio, em Bom Retiro do Sul, a via está com fluxo em meia pista. A Prefeitura gostaria de interditar o trecho, mas o Daer não permitiu e liberou meia pista para veículos leves.

Conforme a Defesa Civil do município, o risco é grande para um deslizamento, e a prefeitura não recomenda o tráfego de nenhum veículo pelo local. A orientação da administração municipal é que motoristas e até pedestres sigam pelo desvio da estrada da Mendonça, evitando a ERS-129.

Os moradores das proximidades já foram alertados para que deixem as residências próximas. Há rachaduras no solo entre a rodovia e o Rio Taquari e as casas estão no ponto exato onde existe a possibilidade de desmoronamento.

A RGE também foi comunicada para que houvesse o corte da energia elétrica no local que possui vários postes energizados.

O coordenador da Defesa Civil de Bom Retiro do Sul, Maquiel Vieira, conversou com a reportagem da Rádio Independente, que esteve no local na tarde desta quinta-feira (16) e relatou que o município acionou o estado e pediu um geólogo para realizar o estudo do local.

Ele acrescentou ainda que algumas casas e terrenos da localidade de Faxinal do Silva Jorge também possuem rachaduras. Porém, nestes locais não chegou água da enchente.

“O correto seria bloquear o trecho por completo, porém, o DAER que responde pela estrada, enviou técnicos para avaliar, não concorda e autorizou a passagem de veículos leves em meia pista. O município não se responsabiliza por futuros problemas que podem ocorrer”, cita Vieira.

Texto: Marcelo Cardoso
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui