Racismo reverso não existe!

Uma piada de mau gosto, que tem se propagado como verdade


0

Racismo reverso não existe.

Preconceito é o ato de julgar sem conhecer. Significa que a pessoa tem um imaginário construído sobre aquele indivíduo, devido às suas características, porque tira suas conclusões sobre aquela pessoa através de outras experiências que pode ter vivenciado, ou do simples senso comum. Então, todos podemos passar por situações de preconceito.

Ocorre que o racismo é uma construção social, atravessada também pelo preconceito, mas que vai além do simples julgamento. O racismo mata e, em 2021, 79% de todas as vítimas de homicídios no Brasil, eram negras. E esses números têm uma justificativa: o racismo estrutural coloca o negro à margem da sociedade, porque o negro precisa estudar mais, trabalhar mais, se esforçar mais para ganhar o mesmo ou menos que um branco. E nestas condições, muitas pessoas negras são empurradas para periferias, onde ocorrem a maioria dos casos de morte por erro policial, que são responsáveis por grande parte destas mortes.

O preconceito é mais responsável por mortes envolvendo questões psicológicas, porque hoje vemos inúmeros casos de pessoas que perdem a vida por sofrerem bullying e serem expostas a situações vexatórias nas redes sociais, e até em ambientes de convívio social, como empresas ou escolas. Mas para elucidar ainda mais o motivo de não existir racismo reverso, é importante entender que o racismo foi construído sob a crença de que brancos são mais dignos, inteligentes e capazes que os negros, e por isso, podem subjugá-los e até escravizá-los porque essa crença prega que negros existem apenas para servir aos brancos. E é justamente por esse fundamento que não existe racismo reverso.

O negro não subjuga o branco, e o negro não oprime o branco. Porque para subjugar e oprimir é necessário ter poder, e o negro no Brasil hoje, depois de mais de 300 anos de escravidão, e apenas 135 anos de uma libertação duvidosa, apenas tenta deixar de ser a carne mais barata do mercado. Porque ainda podemos contar nos dedos os negros em posição de destaque e poder nesse país. Mas a juventude negra conseguindo vislumbrar essa possibilidade, de criar uma nova narrativa para sua vida, tem incomodado muitas pessoas que tentam mascarar esse desconforto com a ascensão de pessoas negras com esse discurso de racismo reverso, mas este “conceito” não passa de uma grande piada!

Texto por Nadini da Silva, advogada e mestranda em Ambiente e Desenvolvimento


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui