Radar instalado em Montenegro permitirá “tradução” de informações sobre o clima para a sociedade, afirma Cíntia Agostini

Segundo economista, informações sobre o Vale do Taquari colhidas pela ferramenta passarão por um sistema de monitoramento até chegar na população


0
Cíntia Agostini (Foto: Eduarda Lima)

Durante o quadro Direto ao Ponto desta terça-feira (23), um dos assuntos abordados pela economista Cíntia Agostini foi o radar meteorológico que será instalado no Morro São João, em Montenegro. O equipamento cobrirá 150km de raio, incluindo o Vale do Taquari.

Na segunda-feira (22) o comitê responsável por analisar medidas preventivas em relação ao clima na região realizou mais um encontro, desta vez com a presença da secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS, Majorie Kaufmann. Além da apresentação dos trabalhos realizados pela pasta, o grupo debateu medidas capazes de prevenir desastres com antecedência e assertividade.

Segundo Cíntia, uma das cobranças de representantes da região é simplificar os avisos climáticos para a sociedade, o que acontecerá através do radar. “Esse radar vai estar entregando melhores informações para um sistema de monitoramento, e esse sistema traduzindo melhor a informação para sociedade”, afirma.

A entrega deve ocorrer entre agosto e setembro e fornecerá informações específicas sobre o Vale do Taquari. “Esses equipamentos servem para dar mais precisão e melhores condições.” Sobre as entidades que compõem o comitê, Cíntia diz que “todos estão imbuídos em entregar melhor, comunicar melhor.”

Outra estrutura idealizada pelo Governo Federal passará por testes em algumas cidades do Brasil, entre elas Muçum e Roca Sales. Esse equipamento deve emitir um alerta de urgência de forma antecipada, transmitido à população através do celular, para que as pessoas tenham condições de se proteger.

No que diz respeito à infraestrutura, estudos mais aprofundados devem ser feitos a fim de saber onde, como e o quê entregar para garantir mais segurança para a sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui