Radar meteorológico pode iniciar funcionamento em agosto, segundo secretário-executivo do Gabinete de Crise Climática do RS

Pablo Palma cita que o equipamento está em fase de montagem e deve chegar nos próximos dias ao estado


0
Foto: Carolina Leipnitz

Entre as ações de prevenção aos desastres naturais no Rio Grande do Sul, o Gabinete de Crise Climática do Estado pretende instalar um radar meteorológico que pode funcionar a partir de agosto.

A estimativa foi dada pelo secretário-executivo do gabinete, Pablo Palma, que afirmou que o equipamento está em fase de montagem e chegará nos próximos dias ao estado. Ele permitirá previsões mais assertivas em relação ao clima, possibilitando também a prevenção em relação às tragédias.

Além disso, o sistema chamado “Cell Broadcast”, que se baseia em alertas enviados aos celulares da população, deve ser utilizado no Vale do Taquari e em todo o estado, mas ainda não há previsão para testagens.

Também serão realizados estudos sobre a bacia do rio Taquari-Antas, considerando as mudanças em sua dinâmica e avaliando alternativas de barragens, diques de contenção, contenção de encostas e outras possíveis soluções.

De acordo com Palma, há “locais dentro do Rio Taquari onde um desassoreamento pode ser mais danoso do que a retirada de materiais”. Ele completa dizendo que tudo “precisa ser muito bem estudado para que a gente não incorra em erros”.

Texto: Eduarda Lima
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui