Rádio Independente acompanha programações dos 10 anos da tragédia da Kiss em Santa Maria nesta sexta-feira

Materiais produzidos na cidade poderão ser conferidos pela rádio, no FM 91.7, nas redes sociais, no site e também no Youtube da Rádio Independente


0
Repórteres Joel Alves e Vinicius Mallmann já estão em Santa Maria (Foto: Jonas de Siqueira)

No dia em que completa 10 anos do incêndio da Boate Kiss, a Rádio Independente estará em Santa Maria relatando fatos e acontecimentos alusivos a tragédia. Os repórteres Joel Alves e Vinicius Mallmann já estão em Santa Maria, e acompanharão a programação feita pela prefeitura da cidade, com apoio da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) e do Serviço de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde de Santa Maria. Os materiais produzidos na cidade poderão ser conferidos pela rádio, no FM 91.7, nas redes sociais, no site e também no Youtube da Rádio Independente.

O incêndio na casa noturna ocorreu no dia 27 de janeiro de 2013 e vitimou 242 pessoas, além de deixar 636 feridos. Esta foi a maior tragédia do tipo do Rio Grande do Sul, e o quarto maior do Brasil. Com o slogan “Resgatar a memória é construir o futuro”, a AVTSM realiza as ações para “preservar a memória daqueles que partiram e construir um futuro seguro para os que aqui ficaram”, de acordo com as publicações nas redes sociais.

Concentradas na Praça Saldanha Marinho, os movimentos realizados reúnem familiares, sobreviventes, pessoas que trabalharam para socorrer as vítimas e comunidades em geral na Praça Saldanha Marinho, área central de Santa Maria. De quarta até esta sexta, a prefeitura ainda pediu para que todas as pessoas usem branco, a fim de homenagear os mortos pelo incêndio. Além disso, na sexta, todos os bares e restaurantes de Santa Maria permanecerão fechados no turno da noite, em luto.

As atividades oficiais já começaram na segunda-feira (23), porém, nesta sexta-feira (26), data exata dos 10 anos, as atividades terão início às 10h, quando será realizada a abertura, seguido de um culto ecumênico. Além disso, 242 balões serão soltos para homenagear as vítimas. Na parte da noite, acontecem todas as conversas, dentre elas “Kiss: que isso não se repita”, um movimento criado em 2013, com o intuito de ser um espaço para desabafos individuais sobre o luto vividos após a tragédia. Além disso, profissionais que produziram livros e o documentário, que foi lançado nesta semana na Netflix, irão falar sobre “Por que contar essa história 10 anos depois?”.

Em nota, a comissão organizadora da programação também se pronunciou sobre os dez anos do fato. Confira:

“Acreditamos que é preciso lembrar do que aconteceu em 27 de janeiro de 2013 para que tragédias evitáveis, como a da Boate Kiss, não voltem a acontecer. Deste modo, fazendo do dia 27 de janeiro um dia de homenagem e reflexão na cidade de Santa Maria, pedimos solidariedade, empatia e respeito às casas noturnas, bares e demais locais com música ao vivo, assim como seus frequentadores.

Contamos com o apoio de todos para que não haja festas e aglomerações nesta data que marca o futuro interrompido de 242 jovens e que deixou outros mais de 630 com marcas físicas e psicológicas.”

Julgamento

No dia 4 de agosto de 2022, desembargadores da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJ) decidiram, em maioria dos votos, anular o júri da Boate Kiss, realizado em Porto Alegre, em dezembro de 2021. O julgamento, que durou dez dias, e teve cobertura da Rádio Independente, foi o maior da história da Justiça gaúcha, e condenou os quatro réus.

Para a anulação, os desembargadores acataram nulidades alegadas pelas defesas e, com isso, os acusados foram soltos, depois de cerca de oito meses detidos. Elissandro Callegaro Spohr, o Kiko, sócio da Kiss, havia sido condenado a 22 anos e seis meses de prisão em regime fechado. Mauro Hoffmann, também sócio da Kiss na época, tinha sido condenado à pena de 19 anos e seis meses de prisão. O vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos foi sentenciado a 18 anos, mesma pena de Luciano Bonilha Leão, produtor de palco da banda.
Cobertura da Rádio Independente

A Rádio Independente acompanha o caso desde o dia da tragédia, através dos repórteres Rodrigo Conte e Ricardo Sander, que foram à Santa Maria no dia posterior à tragédia. Na ocasião, os profissionais relataram a situação diretamente da cidade, entrevistando sobreviventes e pessoas envolvidas no socorro.

Em dezembro de 2021, a rádio também acompanhou o julgamento, por meio dos repórteres Caroline Silva e Vinicius Mallmann, que foram até o Foro Central de Porto Alegre no primeiro e último dia do júri.

Texto: Vinicius Mallmann
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui