Rádio Independente realiza programação especial com colaboradoras em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Programa Acorda Rio Grande foi feito por mulheres na apresentação, reportagem e demais participações. O Contraponto também terá uma bancada integralmente feminina


0
Programa foi apresentado por Aline Silva (e), Juciara Gregory e Rita de Cássia (Foto: Nícolas Horn)

Nesta quarta-feira (8), em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a Rádio Independente realiza uma programação diferente em alusão à data. O programa Acorda Rio Grande, responsável por iniciar a programação da emissora há 40 anos a partir das 5h, hoje foi apresentado por Aline Silva, Rita de Cássia e Juciara Gregory. O programa diariamente tem apresentação de Paulo Rogério, Nícolas Horn e Renato Souza. Na parte da tarde, a partir das 16h, o Contraponto, apresentado normalmente por Joel Alves, será ancorado por Aline Silva com participação de demais colaboradas da casa.

No Acorda Rio Grande, além das mulheres na apresentação, o programa contou com profissionais atuando em todas as editorias. Elisangela Favaretto substituiu Joel Alves na reportagem; Gabriela Hautrive fez o comentário esportivo no lugar de Jacy Pretto. Angélica Machado apresentou as notícias regionais no lugar de Luís Fernando Wagner e Carolina Leipnitz apresentou as notícias da editoria de polícia no lugar de Marcio Steiner.

Dirce Becker Delwing, que nas sextas-feiras apresenta o quadro Páginas Cotidianas, fez uma participação falando de sua trajetória no Grupo Independente. Além disso, Fernanda Kochhann e Gabriela Hautrive levaram para a programação as vozes de outras mulheres que fazem parte do Grupo Independente. Divididas em quatro participações, os ouvintes puderam acompanhar relatos das mulheres dos departamentos comercial, pessoal, financeiro, recepção, programas especiais, operações comerciais e serviços gerais. Os cargos são ocupados por Nadir Helena Giovanella; Michele César; Mariana Rocha; Karen Valer; Tayna Zambarda; Vera da Silva; Neiva Schmittz; Marlene Becker; Indiara Borba e Josi Müller.

O programa ainda contou com o quadro “Boas Notícias”, que diariamente é apresentado no programa pela jornalista Rita de Cássia, e nesta quarta-feira o tema foi sobre o “bike delas”, atividade que ajuda mulheres que procuram por emprego no mercado de trabalho. O que também é tradicional do programa é o comentário “Um outro olhar”, apresentado pela escritora e professora Ivete Kist, que neste Dia da Mulher abordou a desigualdade entre os gêneros.

A apresentadora Rita de Cássia destacou a importância de fazer um dos principais programas da grade da emissora no Dia da Mulher. “Um Acorda Rio Grande histórico e especial neste 8 de março de 2023.” Rita ainda reforçou que o Dia da Mulher são todos os dias. “Gostamos das lembranças e presentes, mas nossa luta diária é por respeito”, enfatizou.

Aline Silva lembrou que há 40 anos o Acorda Rio Grande vem sendo ancorado na potente voz de Paulo Rogério e hoje abre espaço para as mulheres: “Mulheres que mostraram sua capacidade e sua potência de comunicação no microfone. Tudo isso assegurado pelo carinho e pelo afeto de quem é a razão de existirmos, que é a nossa audiência.”

A funcionária mais recente na casa, Juciara Gregory, também falou sobre o momento. “É a primeira vez que nós três nos reunimos para um programa, e acredito que representamos bem as mulheres que estão na nossa audiência e também as mulheres do grupo.”

O diretor-executivo do Grupo Independente, Ricardo Brunetto, falou sobre a importância de ter mulheres na empresa e disse que a presença feminina “faz parte da história do Grupo Independente”. Brunetto também afirmou que as mulheres terão cada vez mais espaços dentro das emissoras do Grupo Independente.

Texto: Gabriela Hautrive
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui