Entre 2018 e 2022, o Brasil apresentou um desempenho estável no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), prova aplicada em 81 países para avaliar o desempenho de alunos de 15 anos em matemática, leitura e ciências. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (5).
Apesar de não ter havido queda, mesmo após todas as dificuldades impostas pela pandemia, como fechamento das escolas e desigualdade digital no ensino remoto, os índices são preocupantes: o país continuou na parte inferior da tabela, com notas muito abaixo das médias registradas pelos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O Pisa é aplicado a cada 3 anos, mas a edição de 2021 foi adiada para 2022 por causa das restrições impostas na pandemia.
Em resumo:
– China, Japão, Coreia, Suíça, Estônia e Canadá destacaram-se nas três áreas de conhecimento e ocuparam o topo da tabela.
– Entre os 81 participantes, o Brasil subiu, de 2018 a 2022:
– seis posições em matemática (de 71º para 65º), ficando próximo a nações como Jamaica, Argentina e Colômbia;
– cinco posições em leitura (de 57º para 52º), perto de Costa Rica, Peru, Colômbia e México;
– duas posições em ciências (de 64º para 62º), empatando com Peru e Argentina.
Fonte: G1