Remédio da Pfizer contra tipo de câncer de pulmão obtém bons resultados em testes

O lorlatinibe, um produto já aprovado e disponível sob a marca Lorviqua nos Estados Unidos, foi testado em um ensaio clínico com centenas de pessoas que sofrem de uma forma avançada de linfoma quinase anaplásico em câncer de pulmão de células não pequenas


0
Foto: Divulgação

De acordo com os resultados dos ensaios clínicos publicados nesta sexta-feira (31), um medicamento da Pfizer reduziu significativamente a progressão do câncer e melhorou os resultados de sobrevivência em pessoas em estágios avançados de uma forma rara de câncer de pulmão.

O lorlatinibe, um produto já aprovado e disponível sob a marca Lorviqua nos Estados Unidos, foi testado em um ensaio clínico com centenas de pessoas que sofrem de uma forma avançada de linfoma quinase anaplásico (ALK) em câncer de pulmão de células não pequenas (NSCLC, na sigla em inglês).

Metade dos participantes recebeu lorlatinibe, enquanto o restante recebeu crizotinibe, um medicamento de geração anterior. Após cinco anos de acompanhamento, mais da metade dos pacientes tratados com lorlatinibe não apresentaram progressão do câncer. ”

Estamos falando de pacientes com doença metastática avançada, portanto esta é uma descoberta sem precedentes”, disse Despina Thomaidou, da Pfizer, à AFP. Segundo ele, houve uma redução de 81% no risco de progressão ou morte. O câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer em todo o mundo.

Os efeitos colaterais do lorlatinibe incluem inchaço, ganho de peso e problemas de saúde mental, como depressão. Os resultados foram publicados na reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica e no Journal of Clinical Oncology.

Fonte: Correio do Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui