Repasses do Governo Federal para cidades do RS devem ser feitos sem burocracia, segundo Maneco Hassen

Para o secretário de Comunicação Institucional, o maior problema em relação à reconstrução aos municípios atingidos pela enchente não é financeiro, e sim de capacidade de execução


0
Maneco Hassen (Foto: Reprodução)

Em entrevista à Rádio Independente nesta terça-feira (7), Maneco Hassen, secretário de Comunicação Institucional do Governo Federal, confirmou que a destinação dos recursos já solicitados por municípios como Roca Sales, Cruzeiro do Sul e Taquari estarão liberados o quanto antes. Para ele, o maior problema em relação à reconstrução das cidades atingidas pela enchente não é financeiro, e sim de capacidade de execução.

“Não há problema de burocracia na liberação de recursos, agora o captar o recurso tem uma burocracia que precisa ser vencida”, considera. Nesse cenário, o decreto legislativo encaminhado pelo presidente Lula busca diminuir as dificuldades na segunda etapa do processo, relacionada às licitações.

No momento, a prioridade do Governo Federal ainda é salvar vidas e fornecer ajuda humanitária, visto que a situação na região metropolitana permanece caótica. Equipes trabalham também na retomada de ligações entre estradas que foram completamente destruídas, a exemplo da Ponte de Ferro, entre Lajeado e Arroio do Meio.

Com o restabelecimento das estradas, as ações se voltarão às questões habitacionais para buscar alternativas que contemplem aqueles que perderam seus lares. Aliado a isso, as medidas devem dar suporte também aos comércios e empresas prejudicadas em todo o Rio Grande do Sul.

A experiência já vivenciada no Vale do Taquari tem guiado o Governo Federal para definir ações em todo o estado. “Está servindo para o que deu certo ser repetido e o que não funcionou tão bem não ser repetido, e a gente melhorar os processos”, comenta Hassen.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui