“Representa tudo na minha vida”, diz morador de Cruzeiro ao ganhar bicicleta nova após enchente levar sua casa

Ireno de Freitas, de 61 anos, amarrou a bicicleta em um pé de laranjeira, mas viu tudo ser levado pela água. Ele tinha ela há mais de 20 anos e era seu meio de locomoção


0
Ireno de Freitas, de 61 anos, que ganhou a bicicleta (Foto: Gabriela Hautrive)

O morador de Cruzeiro do Sul, Ireno de Freitas, de 61 anos, ganhou uma bicicleta nova na manhã desta terça-feira (21). Mas muito mais do que um meio de locomoção, a bicicleta tem um valor sentimental para ele que perdeu tudo o que tinha pela força das águas. Viu sua casa, no Passo de Estrela, ser levada pelo Rio Taquari. “Saímos com água no joelho, tiremos tudo, mas fomos para outra casa e molhou tudo de novo. A água subiu lá em cima”, conta.

Ireno até tentou salvar a bicicleta, mas não conseguiu. “Amarrei ela no pé de laranjeira e não adiantou. A água carregou com tudo. Foi o pé de laranjeira e a bicicleta, eu tinha ela há 20 anos”, relata. Agora Ireno está morando com a esposa, Naira da Silva, de 76 anos, na casa do enteado, que considera como filho, Sérgio Luís da Silva, de 56 anos, no Bairro Glucostark, local onde a água também chegou perto.

“Eu fico feliz e quero agradecer a todos por ter dado os presentes pra ele, porque pra ele, essa bicicleta que ele perdeu, eu tinha dado pra há uns 20 anos. E era o que ele se locomovia pra todos os lugares, porque ele necessitava. E daí fico feliz também porque agora que aconteceu essa tragédia de coisas, que eu tô acolhendo eles de coração”, relata o filho.

Sérgio ressalta a importância que a bicicleta tem para Ireno. “Tudo que ele faz, ele vai buscar remédio pra minha mãe, pra ele, e ele já tem problema também um pouco nas pernas, e daí de bicicleta pra ele é bom, é o sonho dele de novo. O sonho que ele queria e tá se realizando”.

Como aconteceu a ação

A ação da bicicleta aconteceu através da profissional de Relações Públicas e fotógrafa do Grupo Independente, Carolina Leipnitz, que andando pela cidade, encontrou Ireno. “Eles me contaram a história, de que já haviam perdido as coisas, estavam morando aqui com o pessoal. E ele contou a história do pé de laranjeira, a história da bicicleta, e isso me comoveu muito, e aí eu fui para as minhas redes sociais, justamente nesse intuito de vamos conseguir encontrar uma bike para o seu Ireno”.

A partir disso, Carol conseguiu pessoas que estavam dispostas a ajudar. Entre elas, a modelo Emily Rybar, que é natural de Lajeado, mas reside em Lisboa, capital de Portugal. Agora, além do seu Ireno, outras pessoas atingidas pela enchente também serão contempladas com bicicletas. O processo para levar a bicicleta aconteceu com apoio da equipe do Grupo Independente, que pegou a bicicleta na loja e levou até o morador.

Texto: Gabriela Hautrive
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui