Reserva de ferro no sangue é fundamental para o bom funcionamento do organismo

Saiba mais sobre a ferratina.


0
Foto: Divulgação

 

A ferritina é uma proteína produzida pelo fígado. A proteínaSaiba mais sobre a ferratina é a mais importante proteína de reserva do ferro e é encontrada em todas as células, especialmente naquelas envolvidas na síntese de compostos férricos e no metabolismo.

A função primária da ferritina é de acumular o ferro intracelular protegendo a célula dos efeitos tóxicos. A maior parte da ferritina no organismo encontra-se no fígado, baço e medula óssea. Quantidades menores encontram-se no coração, pâncreas e nos rins. Pequenas, mas significativas quantidades de ferritina encontram-se no soro humano.

A ferritina baixa está relacionada com níveis de baixos de ferro no sangue. Suas causas são:

Sangramento menstrual

Anemia ferropriva

Hipotireoidismo

Sangramento gastrointestinal

Alimentação pobre em ferro e vitamina C

Uma das causas mais comuns da perda de ferro é a menstruação, por isso o problema da ferritina baixa é sempre muito mais comum em mulheres.

Pelas referências do exame de sangue, ter uma ferritina baixa é quando os resultados apontam 10 ng/ml ou menos. Para uma boa saúde, o ideal é que esteja no mínimo 50 ng/ml. Porém, para que a tireoide funcione em perfeita harmonia, os níveis devem estar em pelo menos 70 ng/ml, essa referência também vale para queda de cabelo: se estiver abaixo de 70 ng/ml, isso já contribui para a queda.

Para melhorar a ferritina, o ideal é caprichar nos alimentos com ferro, sempre que possível combinados com vitamina C, que é importante fator na absorção do ferro. Se você já se alimenta muito bem, e ainda assim sua ferritina é baixa, você pode usar suplementos de ferro ou, como alternativa mais natural, o melado de cana também pode ajudar.

Fonte: belezaesaude.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui