Resposta mais eficiente a desastres climáticos é debatida no Ministério Público

Gestores municipais terão pouco mais de um mês para debater ações em suas comunidades


0
Sergio Diefenbach (Foto: Fernanda Kochhann)

Gestores municipais e representantes do Governo do Estado estiveram nesta terça-feira (27) na Promotoria de Justiça de Lajeado para debater melhoras nas ações de enfrentamento a desastres climáticos no Vale do Taquari. O objetivo foi analisar os pontos positivos e negativos da resposta às enchentes de setembro e novembro do ano passado. O promotor Sérgio Diefenbach abordou o tema no quadro Direto ao Ponto desta quarta-feira (28) e relatou que duas profissionais do Ministério Público apresentaram detalhes a serem aprimorados pelos municípios, que terão pouco mais de um mês para discutir internamente o assunto.

O diagnóstico foi elaborado durante as catástrofes e avaliou o acolhimento das pessoas atingidas, planos de contingência e protocolos de ação. Com isso, foram estabelecidos parâmetros mínimos de proteção e assistência social para serem utilizados nos próximos eventos. “Desde formas de acolhimentos, desde cadastros prévios, desde regras claras, comunicação clara, de locais definidos, enfim são vários pontos que nós devolvemos agora a cada um dos municípios”, considerou o promotor.


OUÇA O COMENTÁRIO


Diefenbach entende que o debate e a análise das situações irão deixar os gestores muito mais preparados para o enfrentamento das catástrofes naturais. Foi estabelecido um prazo de 30 a 40 dias para que os municípios avaliem o diagnóstico e adequem melhorias no âmbito local. A partir desse período, o Ministério Público irá até as prefeituras para dialogar sobre as medidas encaminhadas.

Também está em pauta a verificação dos alugueis sociais e a situação das casas a serem edificadas para as famílias que perderam seus imóveis. Muitos municípios ainda aguardam aprovação de liberação de verbas federais para encaminharem os projetos de edificação das novas construções.

No encontro desta terça-feira (27) na Promotoria de Lajeado, além da presença de prefeitos e secretários municipais, se fizeram presentes representantes estaduais. Entre eles, do coordenador de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Luciano Chaves Boeira. GL

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui