Rio Grande do Sul chega a 47 mortes por dengue em 2024

Mais dois óbitos foram confirmados pela Secretaria Estadual da Saúde nesta quinta-feira


0
Apenas 31 municípios do Estado não estão infestados pelo mosquito Aedes aegypti (Foto: Divulgação)

Com mais duas mortes confirmadas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), o Rio Grande do Sul alcançou, nesta quinta-feira (28), a marca de 47 vítimas da dengue em 2024.

Os dois óbitos ocorreram na Região Norte do Estado. Em Frederico Westphalen, morreu um homem de 71 anos, no dia 21 de março. O idoso tinha doença pré-existente. A outra morte ocorreu no município de Vista Alegre, em 26 de março. A vítima é uma mulher de 93 anos, também com comorbidade.

Até agora, são 34,4 mil casos confirmados da doença no Estado apenas este ano. No mesmo período, em 2023, o Rio Grande do Sul somava 6 mil casos de dengue. Dos 497 municípios gaúchos, somente 31 não estão infestados pelo mosquito que transmite a dengue, segundo informações da SES. Em função do avanço nos casos da doença, o governo do RS decretou situação de emergência no dia 12 de março.

A Secretaria reforça a importância da população procurar atendimento médico ao apresentar os primeiros sintomas da doença, que são: febre alta, com duração de dois a sete dias; dor atrás dos olhos; dor de cabeça; dores no corpo; dores nas articulações; mal-estar; náusea; vômito; diarreia; manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.

Além das medidas de prevenção para a proliferação do inseto, a SES indica o uso de repelente para proteção individual contra o Aedes aegypti.

Fonte: g1 RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui