Rio Taquari deve ficar entre 19 e 20 metros caso a previsão de chuva se confirme, aponta especialista

Segundo Franco Buffon, o cenário pode se agravar caso as precipitações forem antecipadas ou ocorrerem em um curto espaço de tempo


0
Foto: Carolina Leipnitz

As condições climáticas voltam a preocupar o Vale do Taquari, já que a chuva prevista para os próximos dias deve elevar o nível do rio novamente. Caso as projeções da meteorologia se confirmem, ele se aproximará da cota de alerta, que inicia com 19 metros.

Em entrevista à Rádio Independente, Franco Buffon, gerente de hidrologia e gestão do CPRM, explicou alguns dos possíveis cenários. De acordo com ele, a previsão indica 60mm de chuva nesta sexta-feira (10), e mais 50mm na madrugada de segunda-feira (13). Caso isso se confirme, o nível do rio deve ficar entre 19 e 20 metros.

Outra possibilidade é que a precipitação seja maior ou antecipada para o domingo (12). Nesse caso, as duas ondas aconteceriam de forma simultânea e a quantidade de água se somaria no rio, aumentando a cota ainda mais.

“Quanto maior o volume de chuva e em menos tempo acontece, menos a água fica retida, mais ela vai direto para a calha dos rios e chega antes nos municípios”, explica Buffon.

De acordo com ele, se o volume de chuva estiver além do previsto ou ocorrer de forma concentrada em um curto período de tempo, mais água será direcionada ao rio. O solo encharcado também acende um alerta, podendo agravar a situação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui