Risco de temporal com granizo no Vale: “Importante que estejamos todos preparados”, afirma coordenador da Defesa Civil

“A expectativa, o prognóstico é que o Rio Taquari não chegue a níveis de inundação”, ressalta Everton Dias


0
Coordenador regional de Proteção e Defesa Civil, coronel Everton de Souza Dias (Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação)

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para riscos de temporal, granizo e rajadas de vento em todo o estado nesta terça (16), quarta (17) e quinta-feira (18).

Conforme o coordenador regional da Defesa Civil no Vale do Taquari, coronel Everton Dias, os eventos climáticos devem atingir o RS, chegando pela região Sul, vindos do Uruguai. “Vai começar a subir para a nossa região. A gente tem que aguardar algumas horas para esses eventos se concretizarem, mas é importante que os municípios fiquem atentos”, destaca.

“A tendência é que sejam em locais pontuais, mas o importante é que estejamos todos preparados para esses possíveis eventos”, alerta, ao defender que “cada cidade deve ter o seu plano de contingência” com ações de proteção civil.

“É importante também pensar em plano de contingência familiar”, considerando locais de abrigo, como casa de parentes, local público e hotel em situações extremas, e separar itens de primeira necessidade. “É importante ter esse planejamento”, pontua.

Apesar da previsão alarmante, a informação do momento não indica chuva suficiente para gerar uma cheia no Rio Taquari. “É mais no Vale do Caí”, lembra o coronel.

“A expectativa, o prognóstico é que o Rio Taquari não chegue a níveis de inundação, que não chegue a cheias. O risco maior é de granizo, vendaval e chuvas intensas”, reforça.

O que pode ocorrer, segundo o coordenador regional da Defesa Civil, são pontos de alagamentos em função de bueiros entupidos, como acontece com frequência na Avenida Décio Martins Costa, a ‘Rua do Valão’, em Lajeado. “O prognóstico não é similar ao que aconteceu em setembro e novembro”, descarta Dias, por hora.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui