Roca Sales também deve receber o sistema internacional de alerta para desastres naturais

Muçum será o primeiro a receber o sistema que vai acionar um sinal sonoro do celular. Os alertas serão enviados para todos os celulares que estejam na região em risco, independentemente se a pessoa fez ou não, o cadastro no sistema


0
Roca Sales (Foto: Vinicius Mallmann)

No Vale do Taquari, cidade de Muçum dá um passo importante no processo de gestão de fenômenos naturais. O município receberá a implantação do Cell Broadcast. A ferramenta que visa melhorar a comunicação em situações extremas por meio do sinal de telefonia. A implantação do Cell Broadcast é fundamental para a atuação em desastres e vai colaborar no processo de comunicação, que é muito afetado e importante durante um fenômeno adverso, como as enchentes. É uma conquista tratada em parceria do Governo Federal. O município de Roca Sales deve ser o próximo a receber o sistema. Nas cheias de 2023, Muçum e Roca Sales foram as cidades mais atingidas na região.

Na tarde desta quarta-feira (24) a reportagem da Rádio Independente conversou com o prefeito de Muçum, Mateus Trojan, que citou detalhes do sistema e comentou que Roca Sales já articula para também receber o sistema internacional de alerta para desastres naturais. “Isso não é solução para todos os problemas, mas é um avanço para se reestruturar melhor. Estamos gratos ao Governo Federal e a Defesa Civil, mas ainda temos que avançar e precisamos de celeridade e assertividade para não passarmos novamente por tudo que vivemos nos meses de setembro e novembro de 2023. Eu acredito que agora num primeiro momento existe também a possibilidade de Roca Sales receber o sistema, Muçum e Roca foram as duas cidades mais atingidas em 2023 e elas devem ser as primeiras a receber”, cita Trojan.


Ouça a entrevista

 


O que é o Cell Broadcast

Uma nova forma de envio de mensagens de emergência de desastres naturais a celulares no Brasil. Os alertas aparecerão na tela de forma sobreposta e destacada de outros conteúdos, utilizando a tecnologia Cell Broadcast (CB). O objetivo é alertar cidadãos em localidades de risco sobre eventos como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e chuvas de granizo, complementando e auxiliando as ações dos órgãos de Defesa Civil na prevenção e mitigação dos impactos ocasionados por desastres naturais. O conteúdo dos alertas será de responsabilidade dos órgãos públicos. O Cell Broadcast é implementada pelas operadoras de telecomunicações.

Como será feito os alertas

O novo sistema vai acionar um sinal sonoro do celular, a depender do tipo de emergência, mesmo se estiver no modo silencioso. Outra novidade é que os alertas serão enviados para todos os celulares que estejam situados ou venham a entrar na região em risco, independentemente se a pessoa fez ou não, o cadastro no sistema.

Texto: Marcelo Cardoso
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui