Rússia condena especialista em hipersônica a 14 anos de prisão por traição

Principal obstáculo deve ser a poeira da superfície lunar


0
Presidente da Rússia, Vladimir Putin (Foto: Reprodução)

O físico russo Anatoly Maslov foi condenado por traição e sentenciado a 14 anos em uma colônia penal na terça-feira, no mais recente de vários processos contra especialistas trabalhando com a ciência que sustenta o desenvolvimento de mísseis hipersônicos na Rússia.

Maslov, de 77 anos, ficou em uma caixa de vidro na sala de audiências de São Petersburgo e ouviu atentamente, sem demonstrar emoção, enquanto o juiz lia o veredicto após um julgamento fechado à imprensa. Ele afirmou ser inocente.

Maslov é um dos três cientistas do mesmo instituto siberiano, todos especialistas em hipersônica, que foram presos desde 2022 sob acusação de traição. Os outros dois, Alexander Shiplyuk e Valery Zvegintsev, estão aguardando julgamento.

O trio, e vários outros cientistas acusados em casos semelhantes, realizaram trabalhos teóricos em áreas relevantes para o desenvolvimento de mísseis hipersônicos – armas de ponta capazes de transportar cargas úteis a até 10 vezes a velocidade do som para atravessar sistemas de defesa aérea.

Fonte: Terra

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui