Rússia planeja construir usina nuclear na Lua

Ideia está sendo desenvolvida com a China e serviria para abastecer futuras bases lunares, afirma o chefe da agência espacial russa


0
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O chefe da Roskosmos, a agência espacial russa, Yuri Borisov, afirmou nessa terça-feira (05) que Moscou planeja contribuir com sua experiência na área de “energia nuclear espacial” para um programa lunar conjunto com Pequim que inclui construir uma usina nuclear na Lua.

Borisov afirmou que os painéis para obtenção de energia solar não seriam suficientes para garantir um fornecimento confiável de eletricidade a bases lunares. Como as noites lunares duram 14 dias terrestres, depender exclusivamente da energia solar traz riscos tanto para as missões lunares tripuladas quanto para as não tripuladas.

Alguns observadores nos EUA especularam que a Rússia estaria planejando usar um novo tipo de arma nuclear contra satélites. Mas o chefe da Roskosmos, que assumiu o comando do órgão em 2022, insistiu que a Rússia não tinha planos de instalar armas nucleares no espaço.

Uma usina nuclear na Lua precisaria ser construída por máquinas, acrescentou Borisov, dizendo que já havia soluções técnicas utilizáveis para o projeto.

Fonte: DW

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui