Saiba como está funcionando o trânsito com semáforo na Ponte de Ferro, entre Lajeado e Arroio do Meio

Um sistema inteligente permite que os tempos de espera sejam alterados conforme o fluxo de veículos. O trabalho é feito em parceria com a empresa Saat Control


0
Trânsito fluindo na manhã desta terça-feira (11) (Foto: Gabriela Hautrive)

A Ponte de Ferro, entre Lajeado e Arroio do Meio, foi liberada para veículos de até três metros de altura às 17h12 desta segunda-feira (10). A partir disso, está funcionando com a instalação de um semáforo que é monitorado pelo Departamento de Trânsito de Lajeado e pela Brigada Militar.

Para que não gere grandes filas, já que é feita a passagem de veículos de um sentido por vez, há um sistema inteligente, em que os tempos são alterados conforme o fluxo de veículos. Na manhã desta terça-feira (11) foram estabelecidos três minutos para cada lado, sendo a passagem de 17 veículos por minuto.

Segundo Odacir Strassburger, do Departamento de Trânsito de Lajeado, o trabalho acontece em parceria com a empresa Saat Control, de Santa Catarina. No início da manhã foi colocado mais tempo para Arroio do Meio e menos para Lajeado, no final do dia será feito ao contrário, assim como outros intervalos para desafogar o trânsito. “Funcionou muito bem, fluiu o trânsito dando a oportunidade de todo mundo fazer a passagem o mais rápido possível, a gente pede a colaboração de todos, sempre que possível pegar uma carona e também cuidar para não fazer o uso de celular para não colocar sua própria segurança em risco”, destaca.

Odacir Strassburger, do Departamento de Trânsito de Lajeado (Foto: Gabriela Hautrive)

Além dos tempos em vermelho e verde, há um sinal amarelo e um tempo de transição de 30 segundos com sinal vermelho em ambos os lados. “Três segundos de amarelo e o restante do tempo então nos horários de pico, das 6h às 8h, temos maior demanda de Arroio do Meio a Lajeado, então temos sete minutos de Arrio do Meio a Lajeado e quatro minutos de Lajeado a Arroio do Meio, a tardinha eu vou testar exatamente o tempo inverso, a partir das 17h”.

Monitorando e câmeras

A empresa BrasRede Telecomunicações, de Arroio do Meio, forneceu um link de internet no local para pudesse ser feita a comunicação com o controlador semafórico. “Ele permite então fazer via web a alteração dos tempos. A gente está aguardando a Brasred fazer a instalação de duas câmeras de monitoramento onde teremos então esse link, e aí fica até desnecessário vir até o local para fazer a alteração. Então se visualiza a demanda que temos de cada lado e se faz a alteração em tempo real de acordo com as demandas”, explica Odacir Strassburger.


As câmeras serão colocadas nas duas pontas da ponte para monitorar as filas. Enquanto isso não acontece, os agentes do Departamento de Trânsito permanecem no local das 6h30 até a meia-noite para orientação. Depois desse período, a Brigada Militar fica faz a ronda durante a noite.

Limitadores de altura e largura

No local há um limitador de altura e largura, além do semáforo. A tradicional “goleira”, projetada para restringir a medida dos veículos, tem dimensões de 3,05 metros de altura (20cm a mais do que a antiga) e 2,70 metros de largura (igual a anterior), permitindo a passagens de ambulâncias.

Sobre a nova Ponte de Ferro

A reconstrução da Ponte de Ferro, entre Lajeado e Arroio do Meio, em apenas 15 dias, se tornou um feito histórico para o Vale do Taquari. Roberto Lucchese, diretor da Lyall, liderou o movimento juntamente com outros empresários. O primeiro veículo que passou pela ponte ponte foi uma ambulância, por volta das 17h deste domingo (9). 

Ao todo, foram cerca de 70 pessoas envolvidas nas obras, incluindo os funcionários das empresas e voluntários. A antiga ponte foi parcialmente destruída pela força das águas do Rio Forqueta na enchente do início de maio.

Texto: Gabriela Hautrive
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui