Saiba o motivo da demora no reparo da ponte sobre o Arroio Boa Vista

Obras iniciam nesta sexta-feira (7); fluxo nas duas pistas deve ser liberado a partir de 18 de junho somente durante o dia


0
Foto: Nícolas Horn

Nesta sexta-feira (7), a CCR ViaSul deu início às obras de recuperação na ponte sobre o Arroio Boa Vista, no km 351 da BR-386, em Estrela. Segundo o coordenador de Engenharia da CCR Viasul, Sérgio Massaro, a estrutura foi colapsada. As enchentes de maio saturaram o solo e fizeram com que ele perdesse a estabilidade e a capacidade de atrito.

Na primeira etapa de reparos, será feita uma contenção na ponte, além de uma escavação e uma chaveta de proteção. Posteriormente um reaterro com material pétrico será efetuado no local.

A liberação da faixa sul, durante o dia, deve ocorrer a partir de 18 de junho. A previsão de conclusão da obra é até 25 de julho de 2024.

Demora nos reparos

Massaro destacou que ele sente na pele as dificuldades no tráfego de veículos que fazem a travessia entre Estrela e Lajeado, uma vez que ele mesmo necessita realizar esse percurso.

Ainda assim, o engenheiro reformou o compromisso da CCR ViaSul com a segurança dos usuários e a eficiência no serviço prestado, explicando que a demora na resolução do problema foi motivada pela busca de soluções que garantissem a liberação do tráfego no menor prazo possível.

No dia 23 de maio foi iniciada uma escavação de alívio no local. A ponte já estava em observação porque demonstrava uma certa movimentação. “Haviam recalques diários que chegavam a 20 centímetros”, pontuou Massaro.

Já no dia 27 de maio havia uma alternativa para reparos na ponte, porém ela envolvia a escavação nas duas pistas o que interromperia a passagem de veículos por completo. O prazo inicial para a entrega da obra era meados de setembro.

Considerando o fluxo de veículos no local e a demanda da região, buscaram outras alternativas e conseguiram viabilizar uma solução que Massaro classifica como “fora da caixa”.

Retomada dos trabalhos

Ao longo de todo este fim de semana haverá trabalhos no local, o que poderá ocasionar a restrição do tráfego na Rua Bento Rosa, além da lentidão sobre a ponte.

Monitoramento

Após o início das obras será feito um monitoramento contínuo do local e no menor sinal de movimentação a Polícia Rodoviária Federal (PRF) será acionada imediatamente. Poderá haver bloqueios no local.

Texto: Fernanda Kochhann
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui