Saiba quais são as irregularidades relatadas pelos candidatos do concurso suspenso pela Prefeitura de Lajeado

Caso sejam confirmadas as denúncias, a ILD, que tem sede em Fortaleza, no Ceará, terá o contrato rescindido e os participantes, o valor da inscrição ressarcido


0
Com o gabarito em mãos. candidata relata falhas na execução da prova em Lajeado (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Lajeado suspendeu na tarde desta terça-feira (2) o concurso que foi realizado no último domingo (30), na Univates. O motivo são as diversas reclamações de irregularidades que surgiram já na data da prova.
Mais de 50 denúncias foram feitas ao Ministério Público até a tarde desta terça-feira (2). Conforme o promotor responsável, João Pedro Togni, um inquérito chegou a ser instaurado.

A reportagem da Rádio Independente ouviu uma das candidatas, que explanou diversas reclamações sobre a forma que foi conduzida a fiscalização das provas. Aline Oliveira Dutra, moradora de Lajeado, era uma das 1.786 pessoas inscritas no concurso, que buscava preencher 30 vagas.

“Conversando com outros colegas e observando o que aconteceu na minha sala, percebemos pessoas com uso de relógios, provas em que não deu tempo de pintar o gabarito. Foram aceitas as respostas em uma folha em branco. Não tinham saquinhos plásticos o suficiente para que todos os aparelhos celulares fossem recolhidos, então eles pediram para que ele fosse desligado e permanecesse sobre a mesa”, relatou Aline.

Questões têm problemas de português, como naquelas que versam sobre o uso da crase (Foto: Divulgação)

Além disso, candidatos também buscaram a reportagem da rádio relatando a falta de fiscais para acompanhar participantes até os banheiros, a não cobrança de canetas esferográficas de cor azul ou preta, alimentos em compartimentos não permitidos, questões sem respostas claras e o gabarito com respostas erradas.

A empresa responsável pelos concursos é o Instituto Latinoamericano de Desenvolvimento (ILD), que tem sede em Fortaleza, no Ceará. A empresa ainda não informou a prefeitura o número de participantes.

Pergunta sobre legislação também é vista como equivocada (Foto: Divulgação)

Agora, a prefeitura irá realizar averiguações sobre as denúncias, e caso sejam confirmadas, o concurso será anulado e o valor pago pelos candidatos na inscrição ressarcido. Além disso, a empresa também terá o seu contrato de licitação rompido e uma nova será contratada.

Texto: Vinicius Mallmann
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui