Sarau de Oportunidades em Lajeado conecta empresas e pessoas que procuram emprego

Ação visou incentivar as famílias acompanhadas nos serviços da SMDS a se qualificarem para oportunidades e aproximá-las do mercado de trabalho


0
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Espaço da Cidadania, e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag) realizam nesta sexta-feira (18), a segunda edição do Sarau de Oportunidades.

A ação visou incentivar as famílias acompanhadas nos serviços da SMDS a se qualificarem para oportunidades e aproximá-las do mercado de trabalho. Ocorreu cadastro em empresas parceiras, orientações sobre qualificação e inserção ao mercado de trabalho.

Quem aproveitou a oportunidade para fazer seu cadastro junto às empresas que participaram do Sarau foi Ivete Nonnemacher (57), moradora do Bairro Santo Antônio, já aposentada, mas que procura emprego devido às dificuldades financeiras que sua família enfrenta. “Meu marido agora se aposentou, mas está muito difícil se manter. Tenho um filho de vinte e cinco anos que nunca trabalhou e não consegue emprego”, conta Ivete. Ao ser questionada do motivo pelo qual ele não compareceu ao Sarau de Oportunidades, Ivete “deu de ombros”, demonstrando não acreditar na inserção do filho no mercado de trabalho. Segundo ela, alguém terá de trabalhar e ao que tudo indica, será ela, mais uma vez, que terá de arregaçar as mangas. “Tenho pouco estudo, até a quarta série completa, mas sei trabalhar e preciso bastante”, contou Ivete, revelando que trabalhou por 15 anos na produção da empresa Minuano Alimentos. “Dias atrás perguntei para uma varredora de ruas se estavam contratando, mas não entendi direito onde era para ir e acabei caminhando até o São Cristóvão atrás do lugar”, comentou, apresentando um sorriso típico de quem não perde as esperanças frente às dificuldades da vida.

Além do cadastro realizado junto às empresas que possuem vagas abertas, foram efetivados cadastros e uma apresentação de cursos profissionalizantes junto a entidades parceiras, como o caso do Senac.

Ainda durante a abertura oficial do Sarau de Oportunidades, os agentes públicos responsáveis pela sua realização, no caso os titulares da SMDS, Céci Gerlach, e André Bücker, da Sedetag, assim como a coordenadora do Cras Espaço da Cidadania, Luciane Machado, discorriam de maneira uníssona afirmando que é através do emprego que as pessoas terão suas vidas transformadas, deixando de compor o cadastro daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Realizado junto ao Labilá, o Sarau de Oportunidades reuniu um expressivo número de usuários dos serviços da SMDS, que foram atendidos durante a manhã. À tarde, das 12h às 16h, o atendimento se deu ao público em geral que procura se inserir no mercado de trabalho.

Nos próximos dias, contatos serão feitos com as empresas no sentido de verificar a efetividade da proposta principal do Sarau, que é viabilizar a inserção dos desempregados no mercado de trabalho.

Empresas participantes

– CIEE

– Senac

– C2B Construtora e Incorporadora

– Construtora Zagonel

– Docile Alimentos

– Florestal Alimentos

– Fruki Bebidas

– Imec Supermercados

– Passarela Supermercados

– Privilège Engenharia e Construções. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui