Saúde mental: psicólogos orientam construir válvulas de escape com hábitos saudáveis para reduzir angústias do dia a dia

Uma dica é compartilhar as suas impressões e buscar um olhar empático sobre seus problemas, destaca Bruno Petter


0
Foto: Tiago Silva

Nesta quarta-feira (24) acontece uma blitz do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), no Calçadão de Estrela. A atividade está programada para acontecer entre às 10h e 11h30. O objetivo é promover a conscientização sobre os cuidados com saúde mental, foco do Janeiro Branco.

Ao Redação no Ar desta terça-feira (23), os psicólogos Mariana Mazarino e Bruno Petter explicaram como surgiu a campanha em todo o Brasil, há 10 anos. O mês foi escolhido para debater o tema por representar o fechamento e a abertura de novos ciclos.

Mariana valoriza colocar saúde mental em discussão para que as pessoas possam debater, tanto fatores de proteção como lazer, entretenimento, esportes e outras atividades que propiciem saúde e bem-estar, como fatores de risco que podem elevar os problemas psicológicos.

Petter destaca que os cuidados devem ser tomados de modo preventivo, para não deixar se evoluir para os ambientes clínicos. Ele defende construir válvulas de escape em casa, no ambiente de trabalho, com a família, para aliviar as angústias do dia a dia.

Para ele, é fundamental construir uma estratégia para se resguardar. “Se proteger através da construção de hábitos saudáveis”, argumenta.

Saber sofrer e ter a força de vontade para se reerguer

“A ideia é justamente deixa a dor passar, deixar a dor atravessar. Não segurar ela dentro de si, mas também não ficar segurando ela na tua frente e olhando só para aquilo”, orienta Petter. Uma dica que o psicólogo passa é compartilhar as suas impressões e buscar um olhar empático sobre seus problemas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui