Secretaria da Saúde de Lajeado testa ferramenta que faz alerta automático para realização de exames

Teste iniciou no Posto de Saúde (Estratégia de Saúde da Família 1) do Bairro Convento


0
Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde (Sesa) de Lajedo, iniciou esta semana, testes com uma ferramenta com mensagem automática (chatbot) para ampliar a rede de contato com pacientes. O teste iniciou no Posto de Saúde (Estratégia de Saúde da Família 1) do Bairro Conventos. A iniciativa foi desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura e a Sesa.

Durante o período de testes, o público-alvo é composto por mulheres com idade entre 25 e 64 anos das quais não constam registros de realização de exame citopatológico de colo de útero conforme a periodicidade recomendada. Foram encaminhadas mensagens para 150 mulheres que residem na área atendida pela ESF Conventos 1.

A ideia é ampliar e qualificar a assistência em saúde na atenção primária, especialmente entre os grupos prioritários.

A ferramenta encaminha uma mensagem em massa de forma automática para uma quantidade de números de telefone selecionados. Após, se há o interesse do paciente, o contato passa a ser manual por um profissional do Posto de Saúde. Quando não há o interesse do paciente, a ferramenta encerra a conversa de forma automática.

A ferramenta está em fase de testes com um público-alvo, mas a ideia é estender o uso desta automação para outras situações.

Na próxima semana, a Unidade de Saúde do Bairro Campestre também participará dos testes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui