Semana começa com previsão de chuva volumosa em todo RS

MetSul indica que a bacia do Taquari-Antas não está no alerta máximo para enchente, mas cenário requer atenção


0
Foto: Agência Brasil /Divulgação

A nova semana será complicadíssima, com muita chuva e temporais isolados pelo Rio Grande do Sul. A MetSul Meteorologia adverte que a instabilidade volta a aumentar nesta segunda-feira, à medida que cessa a influência do ar mais ameno que ontem ingressou no estado. O tempo até pode abrir e o sol aparecer com nuvens em diversos pontos, havendo o ingresso de ar mais quente, o que resulta em uma forte elevação da temperatura, com uma tarde de calor e abafamento.

Na terça-feira, a instabilidade prossegue. Chove na maioria das regiões no decorrer do dia. A instabilidade deve ser mais forte em pontos do Oeste, Centro, Sul e o Leste do estado. A temperatura não sobe muito na maior parte das cidades, mas no Noroeste faz calor. Já a quarta-feira, feriado do Dia do Trabalho, a previsão do tempo indica que será marcada pelo tempo instável. Há risco de chuva localmente forte a intensa e possibilidade de temporais localizados na maioria das regiões. Na quinta-feira, a frente fria traz chuva que ainda pode ser pontualmente forte e com risco de temporais isolados, especialmente na primeira metade do dia. Ar mais ameno ingressa no estado e a temperatura cai, com marcas máximas que não superam 20ºC a 23ºC na maioria das cidades.

A MetSul reitera que emitiu um alerta de chuva excessiva a extrema para o Rio Grande do Sul nesta semana, com volumes muito altos na maioria das localidades gaúchas e risco de enchentes. O alerta máximo se dá para as bacias da metade norte, como Caí, Jacuí e Sinos. Entretanto, não se descarta que em direção ao final da semana, os reflexos do aguaceiro previsto sejam percebidos também nas cidades banhadas pelo Taquari – Antas e lago Guaíba. O alerta importante é para dias com risco de temporais isolados de vento forte e granizo, mas serão ocorrências pontuais.

A editoria do clima do Grupo Independente reforça a necessidade de atenção para os alertas de curto prazo nas próximas horas.

Fonte: MetSul

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui