Senador Paulo Paim afirma que suspensão de pagamento da dívida do RS pode ser prorrogada dentro de três anos

Presidente da Comissão Temporária Externa do Rio Grande do Sul, que acompanha crise provocada pelas enchentes, entende que dívida com a União é impagável


0
Foto: Senado / Divulgação

O presidente da Comissão Temporária Externa do Rio Grande do Sul no Senado, parlamentar Paulo Paim (PT-RS), afirmou durante entrevista ao programa Acorda Rio Grande desta sexta-feira (24) que a dívida do Estado com a União é impagável. Ele ressaltou que a suspensão dos pagamentos pelo período de três anos em função das cheias poderá ser prorrogada futuramente e que este debate será permanente nos próximos anos.


ouça a entrevista


Paim explicou que em 2015, estudos já apontavam juros e correção indevida. “Um estado como o nosso, que foi um estado de guerra, nós temos claro que nós vamos ampliar no momento que for necessário pra não continuar pagando uma dívida que é impagável”, afirmou. O parlamentar relatou ainda que o Governo Lula está aberto a esse debate. A possível ampliação futura será pelo prazo que for necessário, garantiu o senador. Neste primeiro momento, a ideia é redirecionar os valores que não serão repassados a União para a reestruturação do Rio Grande do Sul após a catástrofe deste mês de maio.

Já a Comissão Temporária Externa, da qual Paim é presidente, foi criada justamente para acompanhar, sugerir e aprovar as propostas que venham do executivo numa construção coletiva com o próprio governo do estado. Entre os itens em debate está a dívida do RS com a União. O senador salientou que, como relator, aprovou o projeto exatamente como as partes acordaram, aprimorando a redação sem alterar o teor.

Texto: Gilson Lussani
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui