Série documental e jornalística irá retratar o bicentenário da colonização alemã no Brasil

Retrato das histórias e do legado da imigração do Vale do Taquari inicia em abril e se estenderá até o mês de julho


0
Alício de Assunção e Carolina Leipnitz (Foto: Gilson Lussani)

A primeira semana de abril será marcada pelo início de uma série que irá retratar o bicentenário da imigração alemã no Brasil. O Grupo Independente, através dos repórteres Carolina Leipnitz e Alício de Assunção, apresenta um trabalho documental e jornalístico retratando a história da colonização no Vale do Taquari. Os profissionais participaram do programa Panorama desta quarta-feira (28) e relataram que o material será reproduzido na Rádio Independente e nas sociais.

O trabalho será amplo e vai destacar várias áreas influenciadas pela cultura alemã. “A gente vai abordar desde gastronomia, dança, linguagem, arquitetura, enfim tudo o que a colonização alemã nos trouxe e que está viva ainda aqui no Vale do Taquari”, relatou Carolina Leipnitz. Ela ressaltou que serão produzidos vídeos, fotografias e reportagens para trazer da forma mais fiel o legado que está retratado nos municípios que possuem a influência da etnia.

Alício de Assunção (Foto: Gilson Lussani)

Alício de Assunção explicou que no projeto Um Lugar, sobre o turismo na região, já há o resgate de diversas informações que estão sendo agregadas ao trabalho. Citou os diferentes dialetos falados no próprio Vale do Taquari, em municípios como Teutônia, Forquetinha, Marques de Souza e Santa Clara do Sul. Inclusive palavras que foram incorporadas ao vocabulário das demais cidades e que são usadas no cotidiano. “A gente sabe muito da história mundial, mas não sabe da história local”, afirmou Assunção, se referindo à importância de fazer com que as pessoas conheçam as origens da região.

Carolina Leipnitz (Foto: Gilson Lussani)

Como se trata de um conteúdo atemporal, há a possibilidade de disponibilizar o material para os municípios. Desta forma, o acervo servirá como obra de pesquisa para que as próximas gerações possam consultar. “Fazer com que a fotografia também converse com as pessoas, que ela possa ir a lugares e as pessoas possam através do material fotográfico também aprender um pouquinho sobre a nossa cultura”, complementou Carolina Leipnitz.

Para marcar o início da série, que será reproduzida no programa Panorama a partir da primeira semana de abril, também a semana de aniversário do Grupo Independente, uma ação ambiental será realizada em parceria com a Prefeitura de Marques de Souza. Duzentas árvores serão plantadas em um local onde será instituído o Bosque do Bicentenário da Imigração Alemã. As primeiras gravações foram realizadas nesta terça-feira (27).

Texto: Gilson Lussani
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui