Sete meses depois da enchente, 28 casas temporárias são entregues para famílias de Arroio do Meio

Momento contou com a presença do Governador do Rio Grande do Sul, em exercício, Gabriel Souza (MDB). As 20 residências estão localizadas no Bairro Novo Horizonte


0
Moradores pegaram as chaves com Gabriel Souza e Danilo Bruxel (Foto: Gabriela Hautrive)

Novo Horizonte, assim se chama o bairro, onde foram entregues 28 casas, para 20 famílias de Arroio do Meio, na manhã desta sexta-feira (19). O nome da localidade também representa um novo momento na vida das 20 famílias que vão residir no local, sendo que algumas irão ocupar duas moradias, dependendo do número de filhos.

Residências temporárias estão localizadas no bairro Novo Horizonte (Foto: Gabriela Hautrive)

O ato contou com a presença do Governador do Rio Grande do Sul, em exercício, Gabriel Souza (MDB), que chamou o nome de todas as pessoas para a entrega das chaves. No final do evento, o governador rezou a oração do Pai Nosso para abençoar os novos lares.

Casas possuem 18m² cada (Foto: Gabriela Hautrive)

São residências temporárias, até que as 42 permanentes sejam construídas. As famílias foram atingidas pela enchente em setembro de 2023 e perderam suas casas. Os espaços contam com pouco mais de 18m², cozinha, mobílias como pia, balcão e fogão, além de banheiro com chuveiros já instalados.

Moradora Marta Clarice da Silva (Foto: Gabriela Hautrive)

O ato acontece sete meses após a enchente, período em que as famílias permaneceram em abrigos. Uma das moradoras será Marta Clarice da Silva: “Estou muito feliz, pelo fato de a gente ter um canto, não precisar dividir banheiro nem cozinha, estou muito feliz, estávamos na Amam – Associação de Menores de Arroio do Meio”.

Marta vai morar no local com a filha e o esposo. Eles saíram da casa com a defesa civil de barco após uma parede ter caído. Eles perderem o acesso totalmente na residência. O espaço é pequeno, mas já é uma grande ajuda, conforme Marta. “É pequeno para três pessoas grandes, mas já algo, depois chegam as permanentes”.

Moradora Renata Graauw Lopes (Foto: Gabriela Hautrive)

Quem também está feliz com a novidade é Renata Graauw Lopes que vai residir em duas novas casas com seus três filhos. “É muito bom, agora cada um vai ter seu espaço, seu cantinho, estávamos na creche Atalaia. Graças a Deus lá no local todos tinham uma harmonia boa, todos se respeitavam”, comenta. Renata disse que no abrigo permanecia com medo da chuva, pois estavam em frente ao rio. Na enchente, a casa dela pegou água até o segundo piso.

Casas permanentes e 200 famílias em aluguel social

Conforme o prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel, as casas permanentes ainda não possuem uma data para ser inauguradas, elas estão sendo construídas em parceria com o Ministério Público. Serão 42 residências para cerca de 200 pessoas que permanecem em aluguel social.

Prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel (Foto: Gabriela Hautrive)

“Logo esperamos que a gente também possa estar aqui entregando para as famílias, que tanto precisam, as casas permanentes. Hoje nós temos, além das famílias que estavam nos espaços públicos, nós temos 200 famílias em aluguel social, que os vereadores aprovaram essa lei, que nós começamos já no ano passado, renovamos por mais seis meses e podemos renovar até dois anos, mas nós queremos antes disso entregar a casa para todos”, destaca. Essas casas permanentes serão edificadas nos bairros Novo Horizonte, Medianeira e Barra da Forqueta.

Importância do momento e casas em Roca Sales

Governador em exercício, Gabriel Souza (Foto: Gabriela Hautrive)

O Governador em exercício, Gabriel Souza (MDB), destacou a importância do momento para o bem estar da população de Arroio do Meio. “Nos emociona muito, porque as famílias estavam passando dificuldades em abrigos temporários que não são adequados para ficar sete meses”.

Conforme ele, as 20 casas temporárias, que também estão sendo feitas em Roca Sales, devem ser entregues nas próximas semanas. “Falta umas questões por parte da prefeitura, como energia elétrica, saneamento e água potável, para que possamos finalizar, está 95% concluso, esperamos estar entregando o quanto antes”, destaca.

Cooperação tripartite

A construção das casas provisórias é fruto de uma cooperação tripartite que envolve o trabalho integrado de secretarias estaduais; a iniciativa privada, por meio de parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS); e a prefeitura de Arroio do Meio. As unidades habitacionais provisórias foram construídas utilizando materiais doados por empresas do ramo da construção civil associadas à entidade.

Texto: Gabriela Hautrive
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui