Sunak convoca eleições no Reino Unido para julho

Primeiro-ministro britânico registra índice de avaliação negativa de 71%; Partido Trabalhador pode desbancar os conservadores, há 14 anos no poder


0
Rishi Sunak (Foto: Divulgação)

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, anunciou nessa quarta-feira (22) que as próximas eleições gerais serão realizadas daqui a pouco mais de um mês, em 4 de julho. A decisão é arriscada, já que seu Partido Conservador aparece atrás da legenda de oposição, o Partido Trabalhador, nas últimas pesquisas de opinião.

Ao convocar as eleições, o premiê criticou o líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, pela “falta de convicção”, e disse ser guiado “pelo que é certo, não pelo que é fácil”.

Os trabalhistas, porém, tem um plano, como admitiram os conservadores na semana passada, quando veio à tona um documento de 20 páginas detalhando a agenda do partido de oposição. As pesquisas têm sugerido que o povo não tem medo de Starmer, e que confiam mais nele do que em Sunak.

De acordo com um portal de notícias britânico, que faz uma média de pesquisas de opinião, o Partido Trabalhista aparece com 44% das intenções de voto, contra 23% dos conservadores. Uma série de eleições locais neste ano e em 2023 também viram políticos do partido governista serem rechaçados, em prol de membros da oposição.

Fonte: CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui