“Temos que preparar o hospital para a cirurgia robótica”, afirma novo presidente do Hospital Bruno Born

Marcos Frank explicou que é necessário planejar a instituição para o choque de tecnologia


0
Médico neurocirurgião e neurologista Marcos Frank (Foto: Tiago Silva)

O novo presidente do Hospital Bruno Born, o neurocirurgião Marcos Frank, concedeu entrevista nesta terça-feira (23) ao programa Redação no Ar. Ele falou sobre o desafio de estar à frente da instituição, substituindo o engenheiro João Batista Gravina, que ocupava o posto desde 2016. A escolha ocorreu em Assembleia Ordinária na noite desta segunda-feira (22), com os associados da Sociedade Beneficência e Caridade de Lajeado, mantenedora do HBB. Como principal desafio, elegeu a preparação da casa de saúde para o choque de tecnologia, com a implementação futura da cirurgia robótica.

Frank relatou que participa da diretoria do hospital há muitos anos e o trabalho é realizado em grupo. Citou que para a implantação de um projeto é necessário que haja consenso. “Uma ideia tem que ser boa o suficiente para que todos nós concordemos com ela, a melhoremos, então a gente coloca ela em prática”, considerou. E uma das propostas a ser trabalhada para os próximos anos é a preparação do HBB para o choque de tecnologia.

“Temos que preparar o hospital para a cirurgia robótica, pra incorporação da inteligência artificial”, afirmou. O novo presidente lembrou que já está acontecendo nos hospitais de ponta, então é algo que vem pra ficar. Ele esclareceu que os procedimentos são acompanhados por profissionais, por isso também é necessário a qualificação dos médicos, para que tenham formação nessa área. Frank acredita que nos próximos anos a tecnologia chegue ao Hospital Bruno Born.

Além disso, seguirá acontecendo o trabalho de humanização, com foco no paciente, para que ele tenha a melhor experiência possível quando estiver na instituição. Em paralelo, citou que a governança clínica é fundamental para medir o atendimento, desde a porta de entrada, passando pelo tempo de atendimento, a eficácia das cirurgias e das medicações, como o paciente sai do hospital e quanto os procedimentos interferiram em sua vida posteriormente.

Marcos Frank reside em Lajeado desde 1996, quando chegou à cidade para atuar como neurocirurgião e desenvolver a microcirurgia vascular intracraniana. Em 2002, começou a lecionar na Univates e, em 2010, passou a integrar a diretoria do HBB. Ele fica à frente da instituição pelo período de dois anos.

Nova diretoria do HBB

Presidente: Marcos Rogério de Castro Frank
Vice Presidente: Ângelo Arruda
Primeiro Secretário: Ney José Lazzari
Segundo Secretário: Gustavo Born
Primeiro Tesoureiro: Jorge Eugênio Friedrich
Segundo Tesoureiro: Claudir José Dullius

Membros do Conselho Fiscal

Valmor Arsildo Kappler
João Batista Gravina
Silvino Huppes

Texto: Gilson Lussani
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui