Terceira maior força política no Vale, PDT projeta crescimento nas eleições municipais de 2024

O partido dirige as prefeitura de Teutônia, Taquari, Pouso Novo, Poço das Antas e Fazenda Vilanova, e todos os seus prefeitos são pré-candidatos à reeleição


0
Presidente estadual do partido, Romildo Bolzan Jr., e o coordenador regional da sigla, José Scorsatto

A forma como o PDT está se organizando no Vale do Taquari para as eleições de 2024 foi pauta da entrevista do programa Redação no Ar desta quinta-feira, com o coordenador regional da sigla, José Scorsatto, e com o presidente estadual do partido, Romildo Bolzan Jr.

Os trabalhistas são a terceira maior força política tanto no Vale como no Estado. São 67 prefeitos no Rio Grande do Sul, 70 vices e 770 vereadores. Na região, o partido tem 5 prefeitos (Teutônia, Taquari, Pouso Novo, Poço das Antas e Fazenda Vilanova), 5 vices e 50 vereadores. Para discutir esse panorama, o PDT faz uma reunião regional em Lajeado na noite desta quinta-feira (29).

Romildo diz que, desde que assumiu novamente a presidência estadual, já foram realizados cerca de 300 encontros para avaliação e organização para o pleito de outubro.

O objetivo do partido é manter e ampliar o nível de representação política. O presidente observa que será uma eleição difícil e polarizada, mas a estratégia será apresentar candidatos que fujam dos dois polos e que façam a discussão das pautas municipais. “O PDT se coloca como um partido de centro-esquerda, e busca ocupar esse espaço no debate municipal também”, explica. “E nós temos toda a expectativa e toda a chance de não apenas manter a terceira força do estado, mas até mesmo crescer”, avalia ele.

Em número de filiados, os trabalhistas contam com o segundo maior número, 230 mil. No Vale do Taquari, eles estão atrás apenas de MDB e PP. Conforme Scorsatto, o desafio da sigla na região é entender o cenário político de cada município e buscar dialogar com os demais partidos, conforme a conjuntura local, “tirando a polarização e trabalhando as questões municipais”, acentua.

Todos os prefeitos do PDT no Vale são pré-candidatos à reeleição. Em Lajeado, maior cidade da região, o desafio é maior. A agremiação política acabou saindo do cenário na última eleição, e passou por um processo de reconstrução desde então. Agora, segundo o coordenador regional, o foco está em conversar com todos os campos políticos, se posicionar em relação às candidaturas que estão postas e trabalhar os nomes do PDT para vereador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui