“Teremos uma das melhores safras dos últimos tempos”, afirma coordenador adjunto da Emater

Carlos Lagemann projeta os próximos meses de verão e expressa otimismo para o ano de 2024


0
Coordenador adjunto da Emater regional, Carlos Lagemann, (Foto: Jonas de Siqueira)

A colheita da safra de verão foi assunto no programa Redação no Ar desta quinta-feira (8). Em meio a desafios climáticos recentes, o coordenador adjunto da Emater regional, Carlos Lagemann, expressou otimismo para o ano de 2024, declarando: “Teremos uma das melhores safras dos últimos tempos.”

Lagemann destacou que os primeiros indicadores do ano já apontam para uma melhoria significativa em comparação ao ano anterior. Em 2023, a região enfrentou uma estiagem severa que prejudicou todo o ciclo das culturas de verão, enquanto as culturas de inverno foram afetadas por geadas. Esses eventos climáticos extremos causaram danos consideráveis, com o milho sendo uma das culturas mais prejudicadas, especialmente devido à sua extensa área de cultivo na região, que é três vezes maior que outras culturas.

“Vivemos épocas difíceis, principalmente no setor agrícola, que é uma indústria a céu aberto”, ressaltou Lagemann, destacando a vulnerabilidade do setor às mudanças climáticas. O especialista afirma que as previsões indicam a partir do segundo semestre de 2024, a formação da La Niña. “Não prevendo muita naturalidade no clima”, comenta.

O coordenador adjunto da Emater regional informou que está prestes a reabrir a destinação de recursos para produtores do Rio Grande do Sul, com subsídios de até R$ 15 mil para sistemas de irrigação. “Quem tem condições de construir sistema de irrigação precure. Ele se paga rapidamente”, ressalta Lagemann.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui