“Tirem da cabeça que vitamina D trata depressão”, alerta psiquiatra

De acordo com Rafael Moreno, o uso excessivo de vitaminas para tratar transtornos mentais pode prejudicar outras questões de saúde


0
Rafael Moreno (Foto: Eduarda Lima)

No quadro Direto ao Ponto desta segunda-feira (15) o psiquiatra Rafael Moreno falou sobre os perigos de atribuir a cura de doenças mentais a determinadas substâncias, como a vitamina D.

De acordo com ele, a falta dessa vitamina no organismo tem influência negativa no desenvolvimento da depressão e pode ser causada pela falta de exposição ao sol e pouco consumo de derivados do leite, por exemplo. Apesar disso, a carência da vitamina D no sangue acontece com pouca frequência, e utilizar medicamentos com esse composto sem indicação médica pode ser prejudicial.

“A pessoa cria uma falsa esperança de que só repondo a vitamina D vai ficar bem da depressão, da ansiedade e vai curar. Não é verdade isso”, explica Moreno.

Conforme a Rede Canadense de Humor e Ansiedade, a vitamina D está associada fracamente com a melhora do transtorno depressivo. A checagem dessa substância no corpo deve ser feita seguindo orientações médicas, sempre com a consciência de que sua presença em excesso não garante a resolução de outros problemas.

“Você tem que ter uma avaliação mais aprofundada e só vitamina D não vai fazer o tratamento para todos os seus problemas, inclusive de saúde mental”, esclarece o psiquiatra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui