Trabalho da Avat terá ênfase na reconstrução da região após catástrofes de 2023

Novo presidente da entidade entende que deve haver esforço para difundir conhecimento das questões da bacia hidrográfica


0
Marcos Bastiani (Foto: Gilson Lussani)

A Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat) elegeu na última semana o novo presidente da entidade. O nome escolhido foi Marcos Bastiani, parlamentar que representa o município de Muçum, e que também é atualmente presidente da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat). Ele participou do programa Panorama desta quarta-feira (31) e afirmou que o trabalho que está começando terá ênfase na reconstrução da região após as catástrofes de 2023.

Bastiani entende que a união de esforços dos vereadores da região deve ser concentrada nas questões envolvendo o Rio Taquari. “A gente percebeu a ênfase com que a Avat poderá se engajar neste esforço de reconstrução, de união da busca e, principalmente, de difundir conhecimento”, revelou. Ele acredita que ainda há falta de informação das questões do rio e é fundamental buscar profissionais qualificados que possam passar estas instruções para a população.

O presidente da Avat disse que ações isoladas, pontuais e desconectadas não bastam para resolver os problemas da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. Isso acontecia de forma corriqueira até a criação do comitê que trouxe diagnósticos precisos sobre a situação dos municípios. No entanto, Bastiani entende que ainda falta a implementação de ações e leis específicas para a resolução dos problemas.

Além do trabalho de recuperação das cidades atingidas pelas enchentes do ano passado, a Associação dos Vereadores do Vale do Taquari deve tratar das deficiências que o Poder Legislativo possui, conforme as peculiaridades de cada município. O presidente da Avat relatou que trazer conhecimento para os parlamentares é o principal caminho para qualificar o trabalho.

A chapa eleita na semana passada traz, além de Marcos Bastiani na presidência da entidade, Vanessa Ahne (PTB), de Travesseiro, como vice-presidente. A presidente anterior foi Daiani Maria (MDB), de Cruzeiro do Sul.

Texto: Gilson Lussani
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui