Trabalho e finanças são as principais causas de ansiedade em brasileiros, diz pesquisa

Conforme o psiquiatra Rafael Moreno, as respostas estão diretamente relacionadas ao dinheiro, que atualmente é um dos principais indicadores de status social


0
Rafael Moreno (Foto: Gilson Lussani)

No quadro Direto ao Ponto desta segunda-feira (1º), o psiquiatra Rafael Moreno falou sobre a pesquisa divulgada recentemente pela Quiddity, que constatou que em 2023 a ansiedade e a preocupação foram as principais causas de ansiedade em brasileiros.

Entre mais de mil pessoas entrevistadas, as finanças é uma área que impacta 55% das pessoas, enquanto o lado profissional afeta 44% dos participantes. Conforme Moreno, as respostas estão diretamente relacionadas ao dinheiro, que atualmente é um dos principais indicadores de status social. Do ponto de vista psicológico, geralmente pessoas com problemas financeiros sentem-se intimidadas com a hipótese de compartilhar as dificuldades enfrentadas com familiares e amigos. “A gente fica muito envergonhado, a gente acaba se achando muito inferior, ridicularizado muitas vezes”, explica Moreno.

Além disso, 43% das pessoas ouvidas se sentem sobrecarregadas e 40% relataram que as mudanças climáticas contribuem com o estresse.

Apesar das respostas que a pesquisa registrou no ano passado, muitos dos entrevistados acreditam que 2024 trará perspectivas melhores relacionadas às finanças e ao trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui