Trem dos Vales anuncia temporada 2024 com 92 passeios

6ª edição inicia em julho e segue até dezembro pela Ferrovia do Trigo


0
Presidente da ABPF, Marlon Ilg, destacou importância do trem para o desenvolvimento regional e preservação da história (Foto: Alício de Assunção)

O Parque Denardi, em Dois Lajeados, foi o local escolhido nesta terça-feira, 23, para o lançamento do calendário de passeios para a temporada 2024 do Trem dos Vales. Lideranças regionais, prefeitos, autoridades, membros do trade turístico regional, empreendedores e imprensa participaram da cerimônia.

O diretor de trens da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana, destaca o impacto positivo da circulação do trem no turismo regional. “A economia do Vale do Taquari ganha muito com os passeios, pois os valores que circulam neste período são muito maiores que os ingressos para as viagens. A cada edição constatamos um incremento maior em nossa economia através de empreendimentos, postos de gasolina, hotéis e restaurantes, entre outros beneficiados.

Já para o presidente da ABPF, Marlon Ilg, o Trem dos Vales também representa a preservação da história das ferrovias no Brasil. “Além de gerar o desenvolvimento da região também ajudar a manter viva essa história tão bacana das ferrovias, pois temos que saber de onde viemos para podermos projetar para onde vamos”.

Em seu pronunciamento, o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales, Amturvales, Charles Rossner, destacou que o Trem dos representa esperança, relembrando todos os desafios enfrentados no ano passado. “Resumir o Trem dos Vales em uma palavra, significa esperança. Todo o Estado do Rio Grande do Sul sabe e viu o que nós enfrentamos em setembro e novembro do ano passado, mas quem realmente sentiu fomos nós, aqui do Vale do Taquari. O trem é esperança porque manteve negócios abertos, além de ser a locomotiva que arrastou alguns negócios permitindo que alguns empreendedores mantessem as suas portas abertas. Muitos desses empreendedores se agarram hoje no turismo e naquilo que o trem pode proporcionar para a nossa região”, frisa Rossner.

Evento de lançamento da nova temporada contou a presença de diversas autoridades (Foto: Alício de Assunção)

Segundo Charles, estar à frente da Amturvales é manter um legado deixado por seus fundadores a 29 anos atrás, onde já sonhavam com o passeio de trem. “Em 29 de março de 1995, Adroaldo Conzatti, que foi prefeito de Encantado, e mais algumas lideranças regionais, fundaram a Amturvales, para que o Vale do Taquari tivesse uma única associação que pensasse exclusivamente o turismo, onde a grande locomotiva, na ideia dessas lideranças era trazer o trem de passageiros, o passeio turístico no Vale do Taquari. Eles sonharam o trem e hoje ele está na sua sexta edição”.

O passeio comemorativo chega à 6ª edição apresentando 46 datas que permitirão a realização de 92 passeios entre os municípios de Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa e Muçum, interligando um roteiro de 46 quilômetros entre a Serra e o Vale do Taquari. Os organizadores do trem turístico esperam a adesão de 48 mil passageiros ao longo de toda a temporada. Os roteiros acontecem aos sábados, domingos e em alguns feriados, conforme calendário.

As datas confirmadas são:

Julho: 06, 07, 13, 14, 20, 21, 27 e 28;

Agosto: 03, 04, 10, 11, 17, 18, 24, 25 e 31;

Setembro: 01, 07, 08, 14, 15, 20, 21, 22, 28 e 29

Outubro: 05, 06, 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de outubro;

Novembro: 02, 03, 09, 10, 15, 16, 17, 23, 24 e 30;

Dezembro: 01.

Para 2024, o valor do bilhete será de R$164,00 por pessoa, sendo que crianças de até 5 anos que não ocupam assentos não pagam. Os passeios são realizados duas vezes ao dia: De Guaporé a Muçum, com saída às 9h30min. E de Muçum a Guaporé, com partida às 14h30min. Como o passeio é somente ida, é possível retornar de ônibus para a estação de origem através do “retorno rodoviário”, adquirido no momento da compra do bilhete pelo valor de R$24,00. Os bilhetes poderão ser adquiridos através do site www.tremdosvales.com.br ou pela central de atendimento via WhatsApp (44) 3307-9977. Entre os destaques do lançamento: a confirmação da celebração das culturas gaúcha, italiana e alemã nos passeios que terão apresentações e decoração temáticas em alguns períodos para celebrar, além da história do Rio Grande do Sul, o bicentenário da imigração alemã e os 150 anos da imigração italiana.

Convidados brindaram à 6ª temporada do Trem dos Vales (Foto: Alício de Assunção)

O passeio do trem é realizado com 2h30min de duração. O trajeto de 46 quilômetros passa por 23 túneis e 15 viadutos da Ferrovia do Trigo (EF-491), da década de 70, que interliga o Tronco Principal Sul, na cidade de Roca Sales, com a Ferrovia Marcelino Ramos-Santa Maria, em Passo Fundo. A linha também faz a ligação de 291km entre Passo Fundo e Porto Alegre. Entre as atrações do percurso está o “Viaduto do Exército”, ou “V13”, considerado o maior da América do Sul, com 143 metros de altura e 509 de extensão. O trem também atravessa os viadutos “Pesseguinho” e “Mula Preta”, marcando um dos momentos mais aguardados do trajeto. O motivo está na estrutura dos viadutos, que não possuem marcações nas margens e contam com dormentes vazados – condições que passam a impressão do trem estar flutuando sobre os trilhos. AA/AI

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui