Trump diz que EUA estão prontos para agir sozinhos contra a Coreia do Norte

Declaração acontece no dia em que a mídia estatal norte-coreana alertou para a possibilidade de um ataque nuclear se houver qualquer sinal de uma ação militar preventiva dos americanos.


0
Tillerson, ao lado de Trump, disse que apesar de bombardeio a base aérea, prioridade de Trump ainda é derrotar o 'EI' (Foto: Reuters/Carlos Barria)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (11) no Twitter que os americanos estão prontos para agir sozinhos contra a Coreia do Norte caso não consigam o apoio da China, segundo a Reuters. O programa nuclear norte-coreano provoca tensão entre os dois países.

A declaração do chefe de estado americano acontece no dia em que a mídia estatal norte-coreana alertou para a possibilidade de um ataque nuclear contra os Estados Unidos a qualquer sinal de uma ação militar preventiva dos americanos.

“A Coreia do Norte busca problemas. Se a China decidir ajudar, isso será genial. Se não, resolveremos o problema sem eles!”, escreveu o presidente no Twitter.

Essa, porém, não foi a primeira vez que Trump afirmou que os EUA podem agir sozinhos contra Coreia do Norte.

Tensão crescente

Washington anunciou no fim de semana o envio de um grupo aeronaval americano, incluindo o porta-aviões ‘USS Carl Vinson’, para a península da Coreia, segundo a Reuters.

A Coreia do Norte, por sua vez, denunciou o que chamou de envio “insensato” da Marinha americana e advertiu que Pyongyang está preparado para responder com “a poderosa força das armas” em caso de provocação.


Ajuda da China

Também nesta terça, Trump afirmou ter dito ao presidente chinês, Xi Jinping, que Pequim obteria um melhor acordo comercial com o país se ajudasse Washington a resolver o problema com os norte-coreanos. A estratégia norte-americana é estimular a China a aumentar a pressão contra o programa nuclear norte-coreano.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui