Um roteiro que preserva o dialeto e a culinária italiana no interior do RS

Recanto do Bergamasco em 5 da Boa Vista, interior de Carlos Barbosa, apresenta atrativos para encantar os olhos e alimentar o corpo e alma


0
Foto: Carolina Leipnitz

Situada nos limites entre a Serra Gaúcha e o Vale do Taquari, bem próxima a Rota do Sol, logo após o pedágio de Boa Vista do Sul, a localidade de 5ª da Boa Vista, no interior de Carlos Barbosa, apresenta um roteiro turístico, que além do charme da bucólica comunidade, oferece gastronomia, belezas naturais, vivências e a hospitalidade característica de uma região colonizada por descendentes de imigrantes italianos.

Trata-se do Recanto Bergamasco, um roteiro que oferece diversas opções para encantar e envolver os visitantes. A denominação “Bergamasco”, se dá em função de que os moradores falam o dialeto “Bergamasco” trazido de uma região da Itália pelos colonizadores e mantido até hoje nas rodas de conversas pelos moradores. Guiado pela profissional Maria do Carmo Belini, o roteiro apresenta diversos atrativos.

Trilha das Andorinhas

Na trilha das Andorinhas você participa de uma caminhada em meio a natureza por cerca de 500 metros culminando em uma cascata habitada por andorinhas, daí a denominação. No retorno são oferecidos água saborizada e fresca, frutas e produtos coloniais da propriedade.

Restaurante e Quiosque Dona Inês

Situado às margens da RSC-453, a Rota do Sol, no acesso à localidade, o restaurante serve café colonial, com dezenas de iguarias como polenta, salame, fortaia, café passado à moda antiga, doces e salgados. No quiosque, localizado no centro da localidade é oferecido o almoço a tradicional com sopa de capeleti, pien, galinha com molho e saladas diversas e sobremesa de sagu com creme, entre outros.

Ferrari alimentos

Atendimento ao público de segunda a sábado com comercialização de produtos coloniais fabricados pelo empreendimento como queijos e salames.

Igreja Centenária

Reconstruído, o templo da igreja católica marca a religiosidade da comunidade, fruto de uma linda história de dedicação a preservação da história e cultura local. As visitas são guiadas pela moradora Claci Ferrari Lussani.

Osteria La Colassion

Oferece o tradicional café colonial dos Nonos, um simpático casal e seu filho. Tudo preparado com muito amor e cuidado, como pães, bolos, vinhos, salames na chapa e queijo, além da polenta brustolada, entre inúmeras iguarias, tudo acompanhando por uma boa conversa entre a família e visitantes.

Informações e agendamento sobre o roteiro podem ser obtidas pelo WhatsApp (54) 99979-0900.

Texto: Alício de Assunção
[email protected]


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui