Uma casa comercial e muitas histórias no interior de Travesseiro

Em Três Saltos Baixo, ponto comercial cinquentenário além de suprir primeiras necessidades, é local de encontro de moradores e visitantes


0
Foto: Carolina Leipnitz

No interior de Travesseiro, entre vales e montanhas, em meio ao trajeto da estrada geral que liga a Sede do município com Linha São João, uma localidade torna-se parada obrigatória para quem circula por lá. Estamos se referindo a Três Saltos Baixo, um bucólico e atraente lugar que lá por 1890 recebia os colonizadores descendentes de imigrantes alemães e que mantêm marcas características dessa época como a igreja e o cemitério luterano, o salão comunitário, o campo de futebol e uma casa comercial com mais de 50 anos, o Mercado Rockembach.

Pois é neste local, frequentado por moradores, além dos viajantes, seja pelas compras de produtos de primeiras necessidades ou pela conversa rápida entre os moradores e forasteiros que histórias são lembradas e recontadas e problemas compartilhados.

“Aqui somos uma grande família, pessoas dedicadas ao trabalho e que dão uma chegada no mercado, adquirem algo, pedem informações ou simplesmente trocam conversas. Mais o que mais chama a atenção é que vendemos mais refrigerantes do que cervejas, o pessoal se cuida muito em relação ao álcool”, comenta Solange Rockembach, que junto com o esposo Dirceu administram o mercado há mais de cinquenta anos.

“Inicialmente, meus pais Rudenberto e Noêmia Meyer, que residiam em Costão, interior de Estrela, vieram morar aqui e instalaram uma casa comercial que mantemos até hoje funcionando”, relata. No interior do estabelecimento, que “vende de tudo um pouco”, como define o casal proprietário, ainda resistem ao tempo, mesas, prateleiras e balcões de madeira da época inicial.

Entre os tempos lembrados pelos frequentadores estão os anos entre 1940 e 1950 quando três casas comerciais, dois açougues e matadouros, fábrica de botas, cervejaria e serraria que atendiam toda a região. Hoje, a produção leiteira, plantações de milho e aviários tocam a economia da comunidade com pouco mais de 200 moradores.

Uma curiosidade é a denominação da localidade: logo acima, na estrada que conduz até Linha Olinda em Nova Bréscia e Linha Garibaldi em Coqueiro Baixo estão Três Saltos Médio e Alto. Em função da existência de três quedas d`agua no arroio que corta as localidades surgiram então Três Saltos. Um atrativo turístico bem próximo ao mercado é uma pinguela com cerca de 150 metros, sobre o Rio Forqueta, que faz a passagem até o antigo Camping Palm Hepp em Linha Bastos no interior de Marques de Souza.

Texto Alício de Assunção
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui