A Unidade Tudo Fácil Lajeado em parceria com o Procon-RS promove atendimento ao consumidor através da sua unidade móvel na próxima terça-feira (26). O Procon do Rio Grande do Sul disponibiliza atendimentos em virtude do mês do Consumidor. O Dia Mundial do Consumidor é celebrado em 15 de março.
A data representa um marco internacional na defesa dos direitos dos consumidores e fornecedores. A ação será realizada entre 10h30 e 16h, em frente a Casa de Cultura e da Praça da Matriz, no centro de Lajeado. Serão fornecidas orientações aos consumidores e distribuídos materiais de conscientização. Podem participar os consumidores de Lajeado e demais municípios do Vale do Taquari. Para o atendimento, basta levar os documentos e um número de telefone do local a ser denunciado, quando for o caso.
As demandas são registradas no Sistema Nacional do Consumidor e é feito o contato com as empresas. A maioria dos casos são resolvidos na hora. O trabalho do Procon/RS é feito em parceria com os Procons locais.
A equipe também pode fiscalizar os empreendimentos do comércio quanto a cobranças de preços, diferenciação no tipo de pagamento, informações sobre juros e produtos vencidos.
Na tarde desta quinta-feira (21) a reportagem conversou com o coordenador do Procon de Lajeado, Pedro Bezerra e com o gerente do Tudo Fácil Lajeado, Jorge Hentz para externar detalhes do evento da próxima semana. “A defesa do consumidor busca equilibrar ou restabelecer o equilíbrio das relações de consumo, protegendo a parte mais vulnerável: o consumidor”, citou Hentz.
Muitas reclamações que ocorrem são sobre golpes sofridos pelos consumidores. “Uma das principais reclamações são sobre golpes e através do Serviços de Proteção ao Consumidor (Procon), alertamos para que as empresas e consumidores tenham cuidados com vários tipos de golpes que ocorrem. Infelizmente isso vem ocorrendo seguido”, conta Bezerra.
Serviços ofertados
-atendimento geral;
-distribuição de materiais;
-orientações;
-registro de reclamações.
Texto: Marcelo Cardoso
[email protected]