Univates tem a melhor graduação do Brasil entre as universidades não públicas

Indicadores de qualidade do ensino superior foram divulgados pelo Inep e cursos da Instituição também são destaque no país


0
Indicadores de qualidade do ensino superior foram divulgados pelo Inep e cursos da Instituição também são destaque no país

A Univates foi reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como a melhor graduação do Brasil entre as universidades não públicas. Os indicadores de qualidade da educação superior no país foram divulgados na terça-feira (2), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os resultados apresentados compreendem o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), e estão diretamente relacionados ao ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. A Univates manteve a nota 4 no IGC, considerada excelente pelo MEC. Os indicadores estão disponíveis no site do Inep.

Para a reitora da Univates, Evania Schneider, a conquista é reflexo da dedicação e do comprometimento dos estudantes, professores e técnico-administrativos que constroem a Instituição.

Foto: Divulgação

“Nossos indicadores de qualidade acadêmica são um retrato direto do excelente trabalho em equipe, dos investimentos em qualificação realizados e da busca contínua pela excelência acadêmica. É o trabalho de todos que dá sustentação à nossa reputação como uma instituição de ensino de alto nível”, destaca.

Cursos avaliados no ciclo

O indicador do CPC abrange a avaliação de 19 cursos de graduação da Univates: Administração, Administração – EAD, Ciências Contábeis, Ciências Contábeis – EAD, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Tecnologia em Comércio Exterior – EAD, Tecnologia em Gastronomia, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos – EAD, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Gestão Financeira – EAD, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Logística – EAD, Tecnologia em Marketing – EAD, Tecnologia em Processos Gerenciais – EAD.

Cursos em destaque

– Tecnologia em Marketing – EAD: melhor curso do Brasil entre todas as instituições de Ensino

– Tecnologia em Logística: melhor do Brasil entre as universidades públicas e não públicas

– Administração: melhor do Brasil entre as universidades não públicas

– Ciências Contábeis: 2º melhor do Brasil entre as universidades não públicas e o melhor curso do Rio Grande do Sul

– Psicologia: 2º melhor curso do Brasil entre as universidades não públicas

Entenda os indicadores

– O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) busca mensurar o valor agregado pelo curso ao considerar os resultados dos estudantes no Enade, no fim da graduação, e o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos mesmos estudantes, quando eram ingressantes na educação superior.

– O Conceito Preliminar de Curso (CPC) combina diferentes aspectos, como desempenho dos estudantes no Enade; valor agregado pelo curso; corpo docente; e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.

– O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) integra o conjunto de procedimentos que avalia as instituições de ensino, de acordo com o que prevê a Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Corresponde à média das notas do CPC dos cursos de graduação do último triênio e dos conceitos Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) dos cursos de programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). AI/FM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui