Uso de antibiótico profilático pode prevenir casos de leptospirose

Estado já registra duas mortes pela doença após catástrofe ambiental


0
Claudio Klein (Foto: Fernanda Kochhann)

Até esta quinta-feira (23), o Rio Grande do Sul já registrava duas mortes por leptospirose: uma em Travesseiro e outra em Venâncio Aires.

O médico pneumologista e secretário da Saúde de Lajeado, Claudio Klein, afirmou que novos estudos na área sugerem o uso de antibiótico como método preventivo à doença

Com a enchente, há uma expectativa de que novos casos da doença sejam registrados. Segundo Klein, é necessário alertar a população sobre os cuidados, a prevenção e o tratamento em caso de sintomas.

No ano passado, não ouve registro de muitos casos no Vale do Taquari após as enchentes. Klein supõe que é em função da enchente ter um modelo de água corrente na região, e não parada.

Sob essa lógica, é possível que as cidades da região metropolitana registrem uma situação pior, com mais casos, por ter uma enchente com água parada.

Sintomas

Klein explica que a doença causa febre alta (mais de 38,5 graus), dor no corpo, dor nos olhos e mal-estar. Um médico deve ser procurado, imediatamente, em caso de suspeita de leptospirose. FK

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui