Vacina contra dengue sem o controle de focos do mosquito não é solução, diz ministra da Saúde

Nísia Trindade destacou que maior parte dos focos do mosquito estão dentro dos domicílios


0

A ministra da Saúde Nísia Trindade alertou à população que a vacina contra a dengue não é solução para o número de casos da doença enfrentados no país e que é necessário combater os focos do mosquito. A declaração foi dada na manhã desta quarta-feira (31) em visita da ministra a um dos pontos de atendimento do Distrito Federal, que registra a maior incidência de casos por 100 mil habitantes do país.

“É muito importante nós afirmarmos e reafirmarmos: a vacina é o nosso instrumento de esperança em relação a um problema de saúde pública que tem quase 40 anos. Finalmente temos vacina e temos que celebrar. Mas a vacina no quantitativo que o laboratório hoje pode nos entregar, sendo uma vacina de duas doses, numa situação como vivemos hoje no Distrito Federal e outros municípios, ela não pode ser apontada como solução. Nesse momento temos que lidar principalmente fazendo o controle dos focos [do mosquito] e cuidando de quem adoece por dengue”, afirmou.

Segundo Nísia, a distribuição ainda não começou por uma solicitação para atender uma regulação técnica da Anvisa.

Parte da regulação, segundo a pasta, é ter a bula da vacina em português. A expectativa do Ministério é que as demandas sejam atendidas na próxima semana para que na seguinte se inicie a distribuição. Para solucionar a demanda, a bula traduzida será entregue de forma digital nos pontos de vacinação.

Fonte: R7

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui