A campanha vacinação contra gripe iniciou nesta segunda-feira em Lajeado para nove grupos prioritários. Tem direito a imunização pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses até 5 anos de idade, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, doentes crônicos, trabalhadores de saúde, indígenas, jovens cumprindo medidas socioeducativas e professores das escolas públicas e privadas dos ensinos básico e superior.


OUÇA A REPORTAGEM

 


A meta deste ano do Ministério da Saúde é de atingir 90% do público-alvo. Somente após a obtenção deste número que a imunização é aberta para as demais pessoas.

Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Juliana Demarchi. (Fotos: Nícolas Horn)

Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Juliana Demarchi as gestantes devem ter uma atenção especial.

“A gente faz um pedido especial para as gestantes tendo em vista que esse é um grupo tem sempre uma procura inferior a vacinação. Reforçamos pois é a única proteção que a criança vai ter até os seis meses. Desde o início do ano tivemos seis casos notificados como suspeita de influenza e 80% desses foram em crianças menores de seis meses.”

Consciente da importância da imunização, Roberta Fernandes foi ao posto de saúde do Centro logo no primeiro dia de campanha. A moradora do bairro Americano está grávida de 34 semanas e destaca os pais têm a responsabilidade de proteger os filhos contra a doença.

Roberta Fernandes foi ao Posto de Saúde no primeiro dia da campanha.

“Eu entendo que é responsabilidade dos pais e por isso procurei logo. Já sou mãe e vou ser novamente então prevenção é tudo”, afirma Roberta.

Em Lajeado, 14 unidades de saúde fazem a imunização contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2, e a Influenza B. Confira a relação:

Em Lajeado, 14 unidades de saúde fazem a imunização contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2, e a Influenza B. Confira a relação:


Horários:

Posto do Centro: 7h30 Às 9h
Posto do bairro Moinhos: 7h30 às 11h
Demais unidades: 7h30 às 11h e das 12h30 às 16h*

*As unidades dos bairros Morro 25, Campestre e São Bento estão passando por adequações e não estão vacinando nesta primeira etapa.


A vacina leva de duas a três semanas para fazer efeito. As pessoas devem levar um documento de identidade e as crianças a carteira de vacinação para poder receber a dose. Nesta primeira semana de campanha serão disponibilizadas três mil doses da vacina. A meta do município de Lajeado é vacinar cerca de 20 mil pessoas. NH

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui